Vamos vacinar nossas crianças!Meta de Vacinação ainda não foi alcançada

Vamos vacinar nossas crianças!Meta de Vacinação ainda não foi alcançada

Um cenário novo está se desenhando devido à Pandemia do Covid-19 e está preocupando as autoridades sanitárias de todo o país, pela primeira vez na história não alcançamos a meta de vacinação contra a Poliomielite. Muitos pais estão deixando de levar seus filhos para vacinar, com medo do Covid-19.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Graziela Andrade Olchaneski, apesar de todas as ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) a nossa taxa de cobertura de vacinação até agora, é de apenas 50% das crianças menores de 05 anos, quando o ideal é atingir uma taxa de cobertura de pelo menos, 90 a 95% de crianças. “Faço um apelo aos pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para vacinar que levem, pois todos os cuidado quanto ao Coronavírus estão sendo tomados por nossas equipes de Saúde”, salienta Graziela.

Em Cornélio Procópio, a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil vai até a próxima quinta-feira (29), em todas as Unidades Básicas de Saúde (postos), das 8 horas da manhã até as 17 horas, uma vez que no dia 30 de outubro será recesso devido à comemoração do Dia do Servidor Público (28).

A prevenção ainda é o melhor remédio – Vale ressaltar que a vacina contra a Paralisia Infantil são apenas duas gotinhas e que pode salvar vidas. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da Poliomielite em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, entre outras medidas.

Por isso, o governo está tentando aumentar as taxas de cobertura vacinais para que a Poliomielite não tenha o mesmo destino do Sarampo, que voltou a circular após a eliminação e causando um surto no Norte do Brasil, graças a uma combinação de casos importados e de brasileiros não-imunizados.

Sintomas – Lembrando o que explica a Pediatra Nathália Esteves (vídeo), a poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade, invadindo o sistema nervoso e podendo causar paralisia total em questão de horas.

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um meio comum (água ou alimentos contaminados, por exemplo) e se multiplica no intestino. Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dor nos membros. Uma em cada 200 infecções causa paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os acometidos, 5% a 10% morrem quando há paralisia dos músculos respiratórios.FONTE:SMS-CP