Romanelli solicita vacinação prioritária de professores e educadores

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) encaminhou nesta segunda-feira (1) requerimento ao Governo do Estado solicitando vacinação prioritária contra o coronavírus dos professores e educadores das redes pública e privada de ensino.

“Como se sabe, está previsto para muito breve o retorno das aulas presenciais no Paraná, mais precisamente, no mês de fevereiro. Diante disso, a classe de educadores tem demonstrado preocupação em retornar às atividades, já que não há qualquer previsão ou calendário oficial que indique efetivamente a fase ou a data em que a imunização irá ocorrer”, afirma o deputado em documento endereçado ao governador Ratinho Júnior (PSD).

Atualmente, o Paraná tem mais de 155 mil professores, nas redes pública e privada nos três níveis de ensino (básico, médio e superior). Desses, 30% têm mais de 60 anos e estão no grupo prioritário da segunda fase.

“Os professores e educadores têm muito contato com crianças, jovens, muitas vezes assintomáticos. Esse contato é maior ainda e principalmente nos ensinos infantil e fundamental”, reforçou.

“Temos ainda as merendeiras, zeladoras, monitores, secretárias e pessoal administrativo, de manutenção. Todos devem estar no grupo prioritário da primeira fase”, disse Romanelli.

SEGURANÇA

O deputado defendeu o retorno das aulas presenciais com as medidas de segurança. “Precisamos que os professores e profissionais de educação estejam nos grupos prioritários. A educação é uma atividade essencial”.

Para que a vacinação seja ampliada, diz Romanelli, os governos precisam ter mais celeridade na negociação e produção de vacinas com eficácia comprovada. “Não se pode deixar para a última hora. A corrida é global”, alertou.