Romanelli confirma investimentos de R$ 52 milhões no Norte Pioneiro

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) confirmou nesta terça-feira (2), durante reunião com prefeitos do Norte Pioneiro no Palácio Iguaçu, investimentos de R$ 52 milhões da Sanepar em pelo menos dez municípios da região.

Segundo ele, serão implantados 170 quilômetros de tubulações e estações elevatórias e de tratamento nos municípios de Sapopema, Quatiguá, Ibaiti, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Tomazina, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Leópolis e Barra do Jacaré.

“Esse ano será de grandes investimentos em todos os setores. Os paranaenses verão começar nos próximos dias grandes obras que vão beneficiar toda a população. Os deputados aprovaram no Orçamento do Estado os investimentos necessários para a retomada do crescimento do Paraná e continuamos lutando para isso”, disse o deputado.

A Sanepar já iniciou obras de implantação rede coletora e estação de tratamento em Curiúva, Leópolis e Barra do Jacaré, onde ainda não havia este serviço disponível à população.

A previsão é de que a obra seja concluída ainda este ano. Já em Sapopema, Quatiguá, Ibaiti, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Tomazina e Conselheiro Mairinck estão sendo realizadas as obras de melhoria ou expansão dos sistemas utilizados atualmente.

“Temos defendido que o Governo do Estado priorize obras que promovam o desenvolvimento regional e esse investimento da Sanepar quer auxiliar para que o Norte Pioneiro se prepare para um novo momento, de desenvolvimento e melhoria acentuada da qualidade de vida”, reafirma Romanelli.

Benefícios

Com os investimentos confirmados, segundo Romanelli, o Governo do Paraná estima beneficiar diretamente sete mil pessoas em dez municípios do Norte Pioneiro. Para ele, o investimento permite a expectativa real de mudança de vida para milhares de paranaenses.

“Com a implantação e a expansão do sistema de coleta e tratamento de esgoto, milhares de famílias terão serviços de saneamento básico eficientes, o que vai garantir tanto a melhoria da qualidade de vida quanto maior prevenção às doenças, com a oferta de mais saúde à população”, destaca Romanelli.

Em Sapopema, por exemplo, a Sanepar e a Prefeitura firmaram parceria que vai beneficiar pelo menos 250 famílias. São moradores do bairro Lajeado Liso, que terão, dentre os investimentos previstos, a implantação de interceptor, linha de recalque, elevatória e rede coletora.

Romanelli acrescenta que, no Paraná, 80,7% da população é atendida com serviço de esgotamento sanitário, bem acima da média nacional, que é de 46,5%. O levantamento é da ANA (Agência Nacional de Água).