Ranking aponta Norte Pioneiro como segundo melhor destino turístico do Paraná

Ranking aponta Norte Pioneiro como segundo melhor destino turístico do Paraná

Estudo da Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro) coloca a região como a segunda mais estruturada do Paraná, atrás apenas do litoral. “O Norte Pioneiro é o destino de turistas que querem aliar natureza e aventura com a prática de esportes radicais e aquáticos. E os investimentos feitos pelo Estado ressaltam ainda mais o potencial turístico da região”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB)nesta quinta-feira, 12.

Para chegar a essa classificação, foram analisados dados do Ministério Turismo, da Paraná Turismo e do Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo). O consultor João Gouveia César, do Coletivo Pratique Turismo Regional, explica que os dados mostram que a região avançou nos últimos anos, com os investimentos dos setores público e privado.

“O estudo analisou o desempenho de cada cidade no mapa nacional do turismo. Com isso, a região turística do Norte Pioneiro, formada por 16 cidades, ficou em segundo lugar no ranking em todo o Paraná”, disse João César.

Estudo — O especialista em turismo, Luiz Fernando Neves, acrescenta que o governo federal aplicou uma fórmula baseada no mercado hoteleiro e criou a categorização das cidades. Depois foram atribuídos pesos, que permitiram a criação do ranking das regiões turísticas do Paraná.  A cada categoria – de A (5 pontos) a E (1 ponto), é atribuído um peso para posicionar o município no ranking. Ao final, soma-se os pontos acumulados por categoria e divide-se pelo número de municípios, determinando a posição no ranking, o que colocou o Norte Pioneiro como o segundo mais desenvolvido.

Os municípios foram agrupados conforme o desempenho econômico de cada um, considerando aspectos como quantidade de estabelecimentos e empregos em hotelaria, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos dos meios de hospedagem.

“A meta do estudo, no entanto, não é medir atratividade ou gerar competitividade, mas destacar o desempenho da economia do turismo nos municípios. Por isso, o Norte Pioneiro se destaca, com grandes empreendimentos que já foram ou estão sendo implantados e que geram e vão gerar milhares de empregos, impulsionados pelo Turismo”, acrescenta Romanelli.

Luiz Fernando Neves aponta que o importante é observar a forma como o Estado e as cidades pensam o turismo. “O setor é gerador de receitas e motor propulsor da economia e o impacto do turismo nas regiões impulsiona o desenvolvimento econômico local e regional”, resume.

Cadastur — Os dados levantados apontam que nos últimos cinco anos, o Cadastur registrou aumento de 100% para meios de hospedagem na região turística. Considerando o registro do número de empreendimentos na categoria bares e restaurantes, inscritos no sistema, o aumento chega a 160%. Vale lembrar que o registro dos empreendimentos dessa categoria no Cadastur é facultativo.

Um dos exemplos é o aumento do número de agências de turismo. Em 2015, apenas 17 estavam registradas no Cadastur. Em 2020 esse número subiu para 37. Já a quantidade de empreendimentos de hospedagem dobrou no mesmo período, passando de 12 em 2015 para 24 em 2020. No caso de restaurantes, cafeterias, bares e similares o aumento foi ainda maior. Em 2015 apenas três constavam no registro do cadastro. Em 2020, eram 18.

Para o presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi, o Norte Pioneiro é uma região forte e consolidada. “Temos três produtos turísticos muito bem estruturados na região: a Rota do Rosário, a Rota do Café e a primeira Área Especial de Interesse Turístico do Brasil, a Angra Doce”, lembra.

Romanelli observa que em toda a região há investimentos, como Tayayá Resort e o DAJ, em Ribeirão Claro, a Ilha Bela, em Carlópolis, o Hotel Morro dos Anjos, em Bandeirantes e o Hard Rock Café, em Sertaneja. Ele também defende a criação de ciclorrotas e a implantação de ciclovias, para fomentar o turismo, incentivar a prática esportiva e aquecer a economia local.

“Juntos, esses empreendimentos vão criar empregos diretos e indiretos. São investimentos de empreendedores que reconhecem o potencial turístico do Norte Pioneiro e sabem que a região é um dos principais destinos dos turistas paranaenses e brasileiros, mas que também atrai visitantes de vários outros países. O Norte Pioneiro é a região com maior potencial de turismo no Paraná”, diz o deputado. FONTE: VALDIR AMARAL/ALEP