Motociclistas vestem terno e gravata contra o câncer

De terno e gravata, 173 motociclistas de Londrina unem-se a outros 107,5 mil do mundo todo neste domingo (29) em prol da conscientização dos homens sobre o câncer de próstata e para arrecadar fundos para a pesquisa mundial contra o mal. O ” Distinguished Gentleman’s Ride” (Passeio dos Distintos Cavalheiros, em tradução livre), ou DGR, vai promover um passeio ciclístico pelas ruas de da cidade, a partir das 16h.

No Brasil, o evento vai se repetir em outras 12 cidades. Membro do HOG (Harley’s Owners Group), Leandro Guilherme conta que esta é a quarta vez que o evento é replicado em Londrina. “O evento é gratuito, mas a pessoa precisa ir vestida como um cavalheiro ou uma dama e precisa ter motos antigas, dos anos 1950 a 1970, ou customizadas. E a galera participa, de terno e gravata”, explica.

 

Em Londrina, a concentração será na concessionária de motociclietas localizada na Avenida JK, 500, a partir das 15h. O trajeto, entretanto, só será liberado no domingo pelos organizadores mundiais.

O movimento DGR foi fundado em Sydney, na Austrália, por Mark Hawwa. A inspiração partiu de uma foto de Don Draper, protagonista da série de tevê “Mad Men”, montado numa moto clássica trajando seu melhor terno.

Hawwa considerou que um desfile temático seria uma forma de combater o estereótipo frequentemente negativo dos motociclistas, enquanto, ao mesmo tempo, reúne motociclistas de “nicho”.

Em Londrina, além deste evento, o HOG também promove, nos dias 15 e 16 de novembro, festa temática para arrecadação de donativos para o Hospital do Câncer. O evento tem relação ao Novembro Azul, mês alusivo aos cuidados contra o câncer de próstata, e é realizado há dois anos.

Luís Fernando Wiltemburg Grupo Folha