Lançado oficialmente o Cornélio Procópio, parque científico e tecnológico da UTFPR, Campus de Cornélio Procópio.

 

Aconteceu na manha desta quinta-feira(12) a apresentação do ecossistema de inovação de Cornélio Procópio, parque científico e tecnológico da UTFPR, Campus de Cornélio Procópio.
O evento buscou apresentar à sociedade as oportunidades para expansão de empreendimentos inovadores na região, gerando um ambiente de cooperação entre empresas e instituições de ciências e tecnologia. Tendo por objetivo fomentar a geração de serviços de alto valor agregado, facilitando o fluxo de conhecimento e tecnologia, possibilitando a geração de empregos qualificados e o aumento da cultura e atividade empreendedora, estimulando a competitividade na região.

Segundo o diretor geral, Campus CP, Márcio Jacometti, “A proposta do parque cientifico e tecnológico é aproximar os atores(empresários) com foco em inovação, oferecendo espaços e ambientes estruturados favorecendo a ampliação do ecossistema de inovação.

Já Aldo Nelson Bona, superintendente geral da SETI, falando em nome do Governador Ratinho Junior, destacou os meios educacionais existentes em Cornélio Procópio, como UENP e UTFPR, os quais tem total condições para realizar este sonho que já se torna realidade, que é o Parque Tecnológico, o qual pode contar com o total apoio da SETI e do Governo do Estado. O Superintendente não economizou elogios à família Gatti, nas presenças ddo Dr. João Gatti e Joao Ricardo Paiva Gatti, pela bela atitude de doação da área onde se encontra o Parque, bem como ao prefeito à época, Fred Alves, hoje Coordenador Regional da Casa Civil do Governo Ratinho Junior, que entendeu a importância deste empreendimento para a cidade. Elogiou também a atitude do ex-deputado federal Padovani por garantir a verba inicial, de cerca de R$ 5 milhões, sabendo que o empreendimento custará algo além de R$ 90 milhões, “mas o primeiro passo foi dado, agora é seguir em frente” , comentou

Angélica Olchaneski, vice-prefeita, que representou o prefeito Amin Hannouche, disse que o município é parceiro deste grande empreendimento, que ajudará em muito no progresso e desenvolvimento da cidade e região.

Na solenidade, foi nomeado como diretor do Parque Científico e Tecnológico, Felipe Haddad Manfio. Em seguida foram entregues os ofícios às entidades participantes do Comitê Diretor do Parque.

Em seguida os presentes foram convidados a fazer uma visita in-loco das obras iniciais da parte administrativa do Parque.

O evento contou com a presença do Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, diretor geral, Campus CP, Márcio Jacometti, Professor Aldo Nelson Bona, superintendente geral da SETI, o vice reitor da UENP, prof. Fabiano Gonçalves Costa, representou a reitora da UENP, Fatima Aparecida Cruz Padoan, gerente do Sebrae no norte do Paraná, Heverson Feliciano, a vice prefeita Angélica Olchaneski, o vereador Diones Carlos Campos Dionão, representando o Legislativo procopense, o presidente da ACECP, Fabiano Kazumitti Inoue e Luiz Eduardo Araújo, presidente do Conselho de desenvolvimento econômico de Cornélio Procópio. Presentes ainda os vereadores Raphael Dias Sampaio, Fernandinho Peppes, dr. Ismar Medeiros Nóbrega, representante da Deputada Federal Luisa Canziani, Fred Alves, corrdenador político do governador Ratinho Junior, na região da Amunop, Celso Marin, secretário da indústria e comércio do município de Cornélio Procópio, diretores de núcleos regionais do Paraná, diretores de faculdades, alunos professores e empresários.
Após a solenidade, os presentes foram convidados a conhecer as obras do futuro parque Parque Científico e Tecnológico  localizada as margens da BR 369  ao lado do conjunto residencial Ivany Paiva Gomes Gatti. Fonte – texto e  fotos Daniel de Assis -Jornal Metrópole