Iniciativa pioneira promete revolucionar o Paradesporto e a inclusão social na região norte do Paraná
Iniciativa pioneira promete revolucionar o paradesporto e a inclusão social na região norte do Paraná
Cornélio Procópio, está prestes a se tornar um marco no esporte paralímpico nacional. A cidade foi selecionada para ser uma das dez sedes de um Centro de Referência Paralímpico, uma iniciativa pioneira que promete transformar a vida de muitos atletas com deficiência.
A parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um exemplo de colaboração em prol do desenvolvimento esportivo e da inclusão. O projeto visa não apenas a formação de atletas de alto rendimento, mas também a promoção da prática esportiva como um meio de integração social e melhoria da qualidade de vida.
Os Centros de Referência Paralímpicos oferecerão uma infraestrutura completa, desde equipamentos de ponta até programas de treinamento especializados, cobrindo uma ampla gama de modalidades esportivas. Atletismo, tênis de mesa, parabadminton, futebol para cegos, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, parataekwondo e judô são apenas algumas das opções que estarão disponíveis para os atletas.
Este projeto é um passo significativo para a cidade de Cornélio Procópio, que demonstra seu compromisso com a inclusão e o apoio aos atletas com deficiência. Agradecimentos especiais são direcionados ao governador em exercício Darci Piana e a todos os envolvidos por acreditarem no potencial transformador do esporte.
Com a implementação do Centro de Referência Paralímpico, Cornélio Procópio não só proporcionará oportunidades para atletas locais, mas também se estabelecerá como um exemplo para outras cidades, mostrando que o investimento no esporte paralímpico é um investimento no bem-estar de toda a comunidade. (Paulo Bueno/DECOM)
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES DO ESPORTES
A 9ª edição do Encontro dos Gestores do Esporte segue até a quarta-feira (8) e reúne, em Curitiba, prefeitos, secretários municipais, diretores de federações e a equipe da Secretaria de Estado do Esporte. O objetivo é promover uma capacitação permanente dos gestores municipais no que diz respeito às políticas públicas para a área.
A iniciativa faz parte do programa estadual o Esporte que Queremos, que subsidia e incentiva as cidades paranaenses a desenvolverem instrumentos de gestão e governança para o incentivo às práticas esportivas. Isso inclui a implantação da política, do conselho e do fundo municipal do Esporte. Possibilita, por exemplo, a transferência e o repasse de recursos entre os integrantes dos sistemas esportivos paranaenses, para universalizar a prática esportiva em todo o Estado.
Nesta edição, também será discutido o Plano Decenal do Esporte Paranaense 2026-2036, que planeja e organiza as políticas públicas estaduais para a área pelos próximos 10 anos. “O esporte paranaense disputa hoje a hegemonia nacional, o que é um grande orgulho para nós, fruto de um trabalho constante de capacitação e formação dos nossos gestores”, salientou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
A coordenadora do programa o Esporte que Queremos, Josilene Anjos, explicou que os gestores terão a oportunidade, durante o evento, de compartilhar suas experiências na implantação do programa em seus municípios. “Estamos em processo de implantação dos instrumentos de governança nos municípios, mas queremos incentivar que mais cidades façam essa adesão. Com a política, o conselho e fundo do Esporte, os gestores ficam preparados em termos de planejamento e gestão para desenvolver o esporte”, disse.
EXEMPLO – Esse trabalho, inclusive, serve de exemplo para outros estados brasileiros. Duas delegações, do Mato Grosso do Sul e de Rondônia, estão participando do encontro paranaense para levar iniciativas semelhantes aos seus estados. “O Paraná é referência em gestão do esporte, e viemos até aqui para conhecer melhor os programas e copiar as boas práticas que podem ser úteis para o nosso estado”, explicou Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte do Mato Grosso do Sul.
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade os diretores-presidentes da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, e do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; a reitora da UniBrasil, Camile Luciane da Silva; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri; entre outras autoridades.