Em expansão, fruticultura mantém economia em alta no Norte Pioneiro

Em expansão, fruticultura mantém economia em alta no Norte Pioneiro

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 15, a importância da fruticultura do Norte Pioneiro para o agronegócio paranaense. A atividade está em expansão em toda a região, com destaque para Carlópolis e cidades da região de Cornélio Procópio, como Uraí e Nova América da Colina, entre outras.

“As frutas cultivadas em Carlópolis, como goiaba e lichia chegam a consumidores do Japão. Já a laranja da região de Cornélio Procópio se transforma em suco e está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros”, disse o deputado.

Romanelli informa ainda que, de acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura, a produção de laranja no Norte Pioneiro é a terceira maior do Estado, atrás apenas da região de Maringá e Paranavaí.

“O Norte Pioneiro concentra boa parte dos produtores de laranja do Estado, impulsionado pelo cultivo em Uraí, uma grande produtora regional e concentra até mesmo uma cooperativa para receber a produção regional”, completa Romanelli.

A laranja está presente em 286 dos 399 municípios paranaenses, com cerca de 21 mil hectares cultivados, que juntos produzem 700 mil toneladas e rendem R$ 401 milhões na economia. Vale lembrar que a laranja é a fruta mais produzida no Paraná e em todo o Brasil. No Estado, os pomares ocupam a maior área dedicada à fruticultura no e também detêm o maior VBP (Valor Bruto de Produção). FONTE VALDIR AMARAL