Dois novos respiradores chegam ao município para utilização no hospital de referência

Indispensáveis no tratamento de pacientes com a Covid-19, vão reforçar a estrutura oferecida pelo hospital

O Hospital Casa de Saúde Dr. João Lima (Cegen) de Cornélio Procópio recebeu esta semana do Ministério da Saúde, através da prefeitura do município, dois novos respiradores.

Os equipamentos vão reforçar o atendimento na demanda dos casos relacionados à contaminação pelo novo coronavírus. Os respiradores foram recebidos pelo diretor clínico do hospital, João Batista Lima Filho.

A vinda dos aparelhos aumenta a estrutura para o atendimento dos casos mais graves da doença na unidade que integra a estratégia de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19.

“Vão servir para que o hospital e seus profissionais possam cada vez mais ajudar nosso município no enfrentamento do Covid-19”, disse o prefeito Amin Hannouche, que participou da entrega dos novos respiradores.

Para o diretor do hospital, é uma ajuda necessária do Governo Federal, através da prefeitura do município, para reforçar os equipamentos de UTI.

É uma ajuda para os atendimentos, tanto de nossa parte, com os recursos humanos e UTI atendendo o SUS (Sistema Único de Saúde), quanto do Ministério da Saúde auxiliando o nosso hospital e todos os outros que estão habilitados e na linha de frente de atendimento aos casos graves da doença”, disse Lima Filho.

Informou que a partir do início da pandemia gerada pela doença, os casos de atendimento no hospital aumentaram substancialmente.

“É um momento difícil na história da humanidade. O volume de internações em nossa unidade aumentou e o atendimento tem sido feito com muito esforço e muito amor nesse momento difícil. Assim, é importante o reforço desses respiradores”, afirmou.

Disse também que há mais de seis meses todos os respiradores do hospital vêm sendo utilizados diariamente, havendo equipamento que só parou mesmo para manutenção entre um e outro paciente.

“O respirador é uma máquina que, como outra qualquer, necessita de manutenção e, no decorrer do período, sendo utilizado seguidamente, também pode apresentar falha mecânica. Por isso, a necessidade de termos os equipamentos de reserva”, concluiu o médico.

Da entrega , além de funcionários, também participaram a vice-prefeita Angélica Olchaneski; a secretária municipal de Saúde, Graziela Andrade, e os diretores dos departamentos de Epidemiologia e de Vigilância Sanitária, respectivamente, Yago Pereira e Elizeo Rocha.

No final, o prefeito Amin Hannouche aproveitou para gravar um vídeo com mensagem à população sobre os cuidados que cada um deve tomar para evitar a contaminação pela doença.FONTE:ATAÍDE CUQUI.