Direto do Túnel do Tempo : Repórter Mil e sua bicicleta: Pedalando atrás da notícia

Direto do Túnel do Tempo : Repórter Mil e sua bicicleta: Pedalando atrás da notícia

Claudemir Rufino o Mil é repórter esportivo a mais 20 anos hoje na Radio Super Caps FM onde apresenta o seu programa esportivo de 2º feira a 6º feira as 18h a´s 19h .Aqui apresentamos uma matéria do jornalista Carlos Roberto Francisquin de 02/04/2015,

Repórter Mil e sua bicicleta: Pedalando atrás da notícia

Claudemir Rufino, o Repórter Mil, como ficou conhecido em toda a região, por apresentar programas esportivos e editar reportagens em jornais e um site, é um típico personagem  de cidades do interior.

Autodidata, Rufino, que nasceu a 3 de abril de 1965, pai de uma filha, Fabiana Meira Souza, hoje com 19 anos, diz que iniciou sua carreira na imprensa em 1987, no Diário de Sorocaba, cobrindo o futebol de várzea e o São Bento de Sorocaba, time daquela cidade. “Foi o saudoso Odair Sanson, jornalista de primeira, que me ensinou a trabalhar” conta Mil.

Sua trajetória na região sorocabana durou quatro produtivos anos até que, em 1990, decide regressar à sua terra natal (Cambará) onde ingressou na escolinha de futebol do Professor Tinelli.

Mais tarde abre sua própria escolinha e o time do Bairro São José, onde reside ainda hoje.

Rufino diz desenvolver trabalho sócio/educativo, procurando tirar os garotos da rua. “Este trabalho era realizado no período da tarde de segunda, quarta e sexta feira e nos finais de semana realizava jogos amistosos em Cambará e região” conta.

Entre os anos de 1995 a 1997 Mil afirma ter trabalhado na Escolinha da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), fazendo um trabalho com garotos de 08 a 15 anos de idade nas modalidades de Futsal e Suíço. “Aqueles garotos eram filhos de funcionários do Banco do Brasil e sócios, para realizar este trabalho eu era renumerado. O presidente da AABB na época era Indalécio Capel, o conhecido Prof. Ló, e o diretor de esportes era o Carlinhos Cavalari” recorda Mil. Atualmente a AABB é dirigida pelo professor Ló e o Carlos Cavalari é membro da diretoria.

“O Maza me levou para a emissora como Repórter Esportivo, minha primeira entrevista foi com o coordenador de categorias de base da Seleção Brasileira de Futebol” Claudemir Rufino 

Sua trajetória no cenário jornalístico esportivo reinicia-se em 1998, e, segundo conta, foi incentivado por Heidi Teles de Menezes, o grande Maza, como é mais conhecido o narrador esportivo da Rádio Cultura de Cambará, hoje Banda B.

 “O Maza me levou para a emissora como Repórter Esportivo, minha primeira entrevista foi com o coordenador de categorias de base da Seleção Brasileira de Futebol que veio a Cambará, na Vila Olímpica da S.E. Matsubara, observar garotos das categorias de base, eu o entrevistei pela primeira vez na Rádio” conta Mil.

Claudemir Rufino destaca, ainda, outros nomes que ajudaram a impulsionar sua vitoriosa carreira no rádio, e lembrou do saudoso Paulo Roberto Faeda, o Paulinho, como era conhecido. “O Paulinho apresentava o programa Parada Esportiva que ia ao ar de segunda a sábado no horário das onze ao meio dia, o programa era líder de audiência em Cambará e região, aprovou a minha matéria e, de lá para frente, comecei a cobrir a S.E. Matsubara nas categorias de base e profissional, também tenho que agradecer ao Prof. Julio Vial Marques que era o proprietário da emissora que me abriu as portas para realizar o meu trabalho” descreve.

Em 2005, Mil conta que foi para Rádio Supercap FM, onde permaneceu por oito anos, apresentando os programas de Jornalismo das 11hrs30min às 12 e, na sequência, das 12hrs às 13, ancorava o Programa Super Cambará nos Esportes, com notícias do futebol Estadual, Nacional, amador e cobertura da S.E. Matsubara.

Carreira na TV

De 2007 e 2008 Claudemir Rufino foi Repórter da TV Norte, de propriedade da família Marzenta. “Tenho que agradecer à família Marzenta, especialmente ao saudoso Paulo Roberto Marzenta, pela oportunidade que me deram. Na TV Norte cobria os principais acontecimentos e noticiários da cidade e região e, também, os esportivos.

Em  13 de Janeiro de 2014, transfere-se para a Rádio Cultura de Andirá AM 1590, onde faz parte de uma equipe com grandes profissionais do rádio como João Antonio, Reginaldo Ferrari e outros que compõem o time de jornalismo da emissora. “Nossa equipe esportiva cobre o futebol Paulista, Copa Libertadores, Sul Americana, Copa do Brasil e Brasileirão, tudo isto por  que é uma inovação da imprensa brasileira, o nosso programa é o Comando geral que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir do meio dia, com uma hora e quinze minutos de programa e, aos sábados, apresentamos o Atualidades Esportivas com um resumo do futebol da semana” frisa, “Quero fazer um agradecimento especial ao Auri do Rádio e à Gislaine Rodrigues, que sempre dão total liberdade para desenvolvermos o nosso trabalho” acrescenta Mil.

No campo da imprensa escrita, Claudemir Rufino se junta a Marcio de Paula e sua esposa Adriana no comando de um portal noticioso. “Estamos juntos há três anos no nosso munícipio, com reportagens locais e regionais” explica.

Sempre ao lado de sua inseparável companheira, a bicicleta, Mil corre, ou melhor, pedala atrás da notícia e, por onde passa, recebe o carinho e atenção de populares.

“O carinho do público é o melhor que a profissão pode oferecer” finaliza. MIL