Cornélio Procópio celebra 86 anos: cidade desenvolvida e histórias que inspiram

Cornélio Procópio celebra 86 anos: cidade desenvolvida e histórias que inspiram

Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, que tem a história traçada nos trilhos da ferrovia, completa 86 anos neste 15 de fevereiro. O município está localizado quase nos limites do Paraná, a apenas 96 Km de Ourinhos, em São Paulo. Os procopenses têm vários motivos para celebrar, entre eles, o destaque no setor de educação e as histórias de moradores que cresceram com a cidade. 

São mais de 45 mil habitantes, mas tudo começou com pioneiros mineiros, paulistas, imigrantes ingleses e portugueses, que foram atraídos pela fertilidade da terra. O nome “Cornélio Procópio” é em homenagem a um coronel, que doou cinco mil alqueires de terra da região para o genro Francisco Junqueira. Por sua vez, ele batizou a Estação Ferroviária km 125, criada em 1.930, com o nome do sogro. O rápido desenvolvimento no entorno da ferrovia fez com que a cidade, emancipada em 1.938, levasse o mesmo nome. 

Os avós maternos de Claudinei Athayde, de 53 anos, fazem parte dos pioneiros, que saíram de São Paulo e Minas Gerais. Alfredo Leôncio Dias e Mariana Amália Dias chegaram no início de tudo, desbravaram terras e se estabeleceram, criando uma geração de procopenses a partir da cafeicultura e da plantação de outras culturas da época. “Hoje a gente percebe que é uma cidade com uma longevidade muito grande, que tem segurança, você não vê violência, é uma cidade boa para se morar”, conta Athayde. O advogado, nascido e criado na rua Quintino Bocaiúva, acompanhou de perto o desenvolvimento, “nós vimos o começo da cidade, onde não tinha televisão em muitas casas e tínhamos que ir em uma praça em que todos se reuniam para assistir o jornal”, relembra a infância. Ele escolheu ficar, e hoje é fundador do escritório Athayde Advocacia, profissão que escolheu com o objetivo de conseguir ajudar as pessoas. 

A cidade se tornou polo educacional, e atrai cada vez mais jovens para as instituições de ensino superior, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em meio ao crescimento a passos largos, surgiu no município a necessidade de expandir o setor educacional, demanda observada por José Antônio da Conceição, há 22 anos, quando criou a Faculdade Cristo Rei, “foi uma questão pessoal, eu queria fazer curso de direito, mas não tínhamos na época, acabei saindo da cidade e fui para Maringá fazer o curso de direito, então eu vi uma necessidade aqui em Cornélio”. A primeira faculdade privada do município já formou mais de 1.400 pessoas ao longo de sua história, profissionais inseridos, principalmente, no mercado de trabalho da cidade. O fundador ressalta a importância da instituição para Cornélio, “gera toda uma cadeia econômica e isso dá um retorno, a sensação de poder contribuir com o município é um orgulho grande”. 

A diretora do Colégio Vila Militar, Cristiane Fernandes, também ajuda a escrever os rumos educacionais. A instituição tem 147 alunos matriculados, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Com salas cheias, a metodologia militar aliada a matriz cristã leva aos alunos diferenciais, “aqui você forma o aluno e atinge toda a sua família, é um desenvolvimento com metodologia militar e é uma escola com muito afeto, uma escola feliz, onde as crianças gostam de estar”, explica a diretora. Além do inglês como segunda língua, os estudantes

aprendem espanhol no período da tarde. A variedade de atividades extracurriculares como ginástica rítmica e a tão amada banda marcial compõem o ensino. 

No rumo do desenvolvimento regional, os irmãos Minato criaram a Eletrotrafo, que faz parte da iluminação de Cornélio Procópio desde 1.987. O diretor comercial do Grupo Comtrafo, Raimundo Minato, explica sobre a área de atuação, “hoje atuamos em todos os seguimentos da energia elétrica, das residências através de nossas 6 lojas aos grandes complexos industriais. Da fabricação dos transformadores, nas nossas 6 fábricas, até as grandes usinas fotovoltaicas”. A empresa especializada na revenda de materiais de iluminação exporta a tecnologia para 26 países, e com isso leva Cornélio para o resto do mundo. “Em nome de todo o Grupo Comtrafo quero dar os parabéns à Cornélio Procópio pelos seus 86 anos”, comemora. 

Para celebrar os 86 anos, a Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio organizou uma agenda de festividades. No dia 15, uma solenidade cívica e bênção da comunidade será realizada a partir das 8h30, no paço municipal. Os moradores comemoram com um show de pagode na Praça Brasil, às 15h com direito a distribuição de bolo e refrigerante. Para finalizar o dia, os procopenses poderão participar de uma missa de ação de graças na catedral, às 19h.  FONTE :RIC TV