Contorno de Wenceslau Braz será entregue ainda neste ano, diz Romanelli

Contorno de Wenceslau Braz será entregue ainda neste ano, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta terça-feira, 4, que as obras do Contorno Sul de Wenceslau Braz devem ser entregues ainda neste ano. “Com o bom tempo e sem chuva, o contorno será liberado ao tráfego aos moradores da região num prazo de até 90 dias”. 

A obra, segundo Romanelli, destrava a ligação entre a PR-092 com a PR-422, na região Sul da cidade do Norte Pioneiro. Dos 3 quilômetros, 2,7 km já foram finalizados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná). Restam agora as etapas de terraplenagem e pavimentação nas cabeceiras do novo viaduto e a implantação das sinalizações horizontal e vertical do contorno.

“Esse contorno vai retirar o tráfego pesado de caminhões da área urbana de Wenceslau Braz e além de agilizar a ligação entre as duas rodovias, garante mais segurança aos moradores da cidade”, completa.

Romanelli observa ainda que a obra vai trazer segurança no trânsito para veículos leves, pedestres e ciclistas e a qualidade do ar na região urbana será melhor preservada, além da diminuição de ruídos e vibrações. “Os gastos com infraestrutura urbana pela prefeitura também serão menores, já que o tráfego intenso de caminhões causa grandes danos aos pavimentos urbanos em um curto espaço de tempo”.

Obra – O contorno, em pista simples, tem sete metros de pista de rolamento e acostamentos de 1,3 metro para cada lado. A velocidade máxima permitida da via será de 50km/h. A obra ainda contará com uma rotatória alongada na interseção com a PR-422, que dará um novo acesso a Wenceslau Braz, além de um viaduto com 30 metros de comprimento já finalizado sobre a linha férrea, faltando a execução da estrutura de contenção dos aterros das cabeceiras.

Para a construção do contorno foram investidos de R$ 9.761.592,13. A obra integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). FONTE >: VALDIR AMARAL /ALEP