Até a Espanha se rende ao sabor do café do Norte Pioneiro, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) comemorou a chegada do primeiro lote de cafés especiais do Norte Pioneiro à Espanha. Produtores da região exportaram diretamente 96 sacas de café natural e cereja descascado, de 30 quilos cada. O lote foi enviado a consumidores de Barcelona que já estão consumindo o produto num dos principais roteiros turísticos da Europa.

“A qualidade do café do Norte Pioneiro se destaca não somente no Brasil, como também no exterior. Desta vez, não foram grandes corporações que negociaram a venda, mas o pequeno produtor, por meio da força do cooperativismo paranaense”, explicou o deputado. O café enviado à Espanha será comercializado para torrefações e também vendido por uma plataforma de e-commerce direto para o consumidor final.

O deputado acrescenta, ainda, que foi a primeira vez que a Cocenpp (Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) negociou diretamente com o exportador. O café da região já tem encontrado espaço no comércio europeu, mas a comercialização sempre se deu por meio de traders, o que aumenta o custo de exportação e diminui o lucro para o produtor.

PRODUTORES

Com o objetivo de produzir e comercializar cafés especiais, com marca própria, para o mercado interno e externo, de forma organizada e sustentável, a Cocenpp tem promovido a melhoria na geração de renda para o pequeno produtor e incentivado o desenvolvimento do Norte Pioneiro do Paraná.

O lote com as 96 sacas de café é de sete pequenos produtores do Norte Pioneiro, cooperados da Cocenpp, que tem sede em Congonhinhas.

Para os produtores Antônio Carlos Delmonico, Armando César Casimiro, Claudinei de Carvalho Nunes, Evilásio Shigueaki Mori, Paulo José Frasquetti, Pedro Luiz Costa e Ricardo Batista dos Santos que é presidente da Cocenpp, o envio do café do Norte Pioneiro direto para a Espanha é um sonho realizado.

Romanelli lembra ainda que o papel do Sebrae/PR, com apoio e incentivo à produção de qualidade é essencial para incluir o produto no mercado europeu.

O consultor Odemir Capello, do Sebrae/PR em Jacarezinho, reforça que a exportação direta pela cooperativa facilita a abertura do canal de relacionamento com o mercado externo, possibilitando conquistar mais clientes e obter mais lucros e melhores resultados para o produtor.

APOIO

Romanelli destaca também que, além Sebrae/PR, a Cocenpp tem encontrado outros parceiros importantes, como o próprio governo do Estado e a Apex Brasil, que capacitou a representante comercial da cooperativa Angelina Harumi Shimysu Jussiani no planejamento e organização de toda a documentação necessária para a exportação.

Antes de fazer o café do Norte Pioneiro chegar ao mercado europeu, a Cocenpp participou da Semana Internacional do Café, em Minas Gerais, em setembro do ano passado, quando a representante comercial apresentou o produto da região a um produtor de café do noroeste do Paraná, que mantém relações estreitas com exportadores europeus. “Conheci produtores de Cambira, Maringá e Apucarana. Um deles me ligou, pouco tempo depois, dizendo que um amigo da Espanha gostaria de conhecer a Cocenpp”, conta.

Depois do primeiro contato, o exportador espanhol visitou o Norte Pioneiro, onde conheceu pessoalmente a cooperativa, em Congonhinhas e o processo de produção do café. Na oportunidade, o empresário também conheceu a unidade de beneficiamento no bairro da Lavrinha, em Ibaiti. Desse contato, ele decidiu levar o café do Paraná para o continente europeu e adquiriu sacas de cafés especiais do norte pioneiro e do noroeste do Estado.

“Agora, o Norte Pioneiro e do Noroeste do Paraná tem a indicação geográfica, que aponta a procedência do café consumido na Espanha, com o selo estampado nas embalagens, o que amplia a divulgação do produto no mercado comum europeu e em todo o território espanhol. Países, como Itália e Rússia também demonstraram interesse e já enviaram propostas à cooperativa, que estima a abertura novos negócios na Europa”, comemorou Romanelli.