Viveiro Municipal de Cornélio Procópio mantém estoque de 10 mil mudas
Viveiro Municipal de Cornélio Procópio mantém estoque de 10 mil mudas
O Viveiro Municipal de Cornélio Procópio, que integra as atividades da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), segue com uma produção capaz de manter programas de arborização de vias públicas do município e atender doações para a comunidade.
Lá, é possível encontrar variedades que vão do abacate, acerola e ameixas, a coqueiros, oitis, ipês, além de variedades ornamentais para jardins. Tudo isso num espaço bucólico de pouco mais de 1 hectare onde as mudas nascem, crescem e algumas até reproduzem, como e o caso de algumas mangueiras que já dão frutos.
Além de um local apropriado para germinação das sementes que suprem a demanda, o viveiro dispõe de água em abundância através de poço artesiano. “O local é aconchegante e atende perfeitamente aos seus objetivos, como recomenda o prefeito Amin Hannouche, servindo às necessidades do município da população”, disse Vanildo Sotero, diretor de Administração, que visitou o local esta semana.
A servidora Natalina Ribeiro de Souza trabalha no viveiro há mais de 20 anos. “Isso aqui é minha vida. Estou no lugar que Deus me colocou. É um trabalho que faço com maior carinho”, diz ela, após atender algumas mulheres que foram em busca de mudas. “É sempre assim e nossa maior gratidão é saber que vão produzir belas flores ou frutos”, complementa.
Situado ao lado do Jardim Nova Esperança (zona oeste da cidade), o viveiro mantem em média um estoque de aproximadamente 10 mil mudas com mais de 50 variedades entre nativas, exóticas e frutíferas. Supre as necessidades de programas de arborização do município e as mudas ainda são fornecidas gratuitamente para plantio em quintais.
“Mantemos em média doações d mais de 50 doações de mudas por dia das mais variadas espécies. São pessoas que levam para plantar nos quintais de casa, em propriedades rurais e até mesmo nas calçadas na frente da casa”, relata Rubens Landgraf Monteiro, chefe do Departamento de Meio Ambiente da Semagri. Disse que as mudas cedidas para a população acabam favorecendo o processo de arborização da cidade. (Comunicação/Prefeitura)