Regional dos Jogos Abertos do Paraná vai reunir cerca de 15 mil participantes
Regional dos Jogos Abertos do Paraná vai reunir cerca de 15 mil participantes
Os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) chegam à 62ª edição este ano e vão reunir, somente na fase regional, cerca de 15 mil participantes. O primeiro passo para chegar à elite começa com as disputas classificatórias da Divisão B que vão acontecer em duas etapas. A primeira será entre os dias 4 e 7, encerrando na semana seguinte, nos dias 12, 13 e 14 de julho.
Os campeões da regional vão garantir a vaga para a fase final dos JAPS Divisão B que acontece de 23 a 29 de agosto, em Ivaiporã. As melhores equipes classificadas na divisão de acesso vão disputar a Divisão A dos Jogos Abertos ainda este ano, que será realizada em Toledo, entre os dias 11 e 20 de outubro.
A fase regional será realizada em 12 cidades: Assaí, Bituruna, Boa Esperança, Campo Largo, Dois Vizinhos, Guaraniaçu, Jandaia do Sul, Palotina, Pitanga, Prudentópolis, Tapejara e Terra Rica. Nesta etapa classificatória dos JAPS B estarão em disputa apenas as modalidades coletivas de basquetebol, bocha, bolão, futsal, handebol, futebol e voleibol. Já as modalidades individuais acontecem apenas na Divisão A.
A sede Bituruna abriu o calendário das disputas no último fim de semana. O município realizou a primeira etapa isolada devido ao calendário de eventos previamente definido. Nos três primeiros dias as equipes se enfrentaram em quatro modalidades: basquetebol, futebol, futsal e voleibol.
Para o supervisor de esporte e rendimento da Esporte Paraná, Emerson Venturini “Milico” os JAPS representam um resumo da comunidade esportiva dentro do Estado. “Da primeira etapa regional até a final da Divisão A, a competição reúne desde equipes e atletas amadores até aqueles de alto rendimento que representam o Paraná em competições nacionais e internacionais. Proporcionar essa competitividade ao longos dos próximos meses para nossos atletas nos deixa satisfeitos pois é esse o objetivo do Governo do Estado que aposta no esporte como agente transformador na sociedade independente da faixa etária.”
Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do municípios-sede.
Cornélio Procopio estara participando da fase regional em Assai em varias modalidades(Secretaria de esporte e do turismo PR)