Projeto prevê multa para quem participa de brigas em estádios de futebol no Paraná
Projeto prevê multa para quem participa de brigas em estádios de futebol no Paraná
A intenção, de acordo com o deputado, é responsabilizar a pessoa física identificada no momento da briga através de câmeras de vigilância. “A solução seria a multa administrativa, porque ela é mais rápida e não se prende aos trâmites de um processo judicial que é mais demorado e burocrático. Na multa, o valor vai para o CPF, temos que mexer no bolso desses brigões”, afirma Barrichello.
Perguntado como garantir que os brigões sejam efetivamente identificados, o deputado aponta que a solução é simples. “As brigas acontecem aonde? Nos estádios, ginásios e ao redor deles. E o que nós temos sobrando ao redor dos estádios? Câmaras de alta resolução, em Full HD. Todos têm, estádio do Coritiba tem, do Athletico também e todos os outros onde acontecem competições tem. Então podemos, em momento posterior, verificar as câmaras, identificar os envolvidos, multá-los, e quem não gostar que vá buscar seus direitos na justiça”, sentencia o parlamentar.
CPI
Por fim, o deputado informou que o projeto já foi protocolado, está em trâmite e seguirá os ritos normais da Casa. “Em momento posterior quero propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das torcidas organizadas e das brigas nos estádios. Qual é o objetivo de uma CPI? Ela tem poder de polícia para apurar o que está acontecendo, investigar a situação, porque hoje está havendo muita hipocrisia, as torcidas estão sendo punidas quando não são responsáveis pelas brigas e aí se tapa o sol com a peneira, porque ao invés de se enfrentar o problema, simplesmente se pune as torcidas organizadas”, conclui o autor do projeto. FONTE ALEP PR