Presos liberam refém e terminam rebelião na cadeia de Ibaiti após 12 horas, diz polícia
Rebelião começou por volta das 21h de terça-feira (14). Um agente de cadeia foi feito refém e teve o dedo quebrado.
Depois de 12 horas de rebelião, presos da cadeia de Ibaiti, no norte pioneiro do Paraná, liberaram o refém e encerraram a rebelião por volta das 9h desta quarta-feira (14), segundo a direção da Polícia Civil.
Um agente penitenciário foi rendido pelos detentos. O servidor teve um dedo quebrado e foi levado ao hospital por precaução, conforme a polícia.
A direção da Polícia Civil informou inicialmente que havia dois reféns, um agente e um preso, mas somente o servidor estava com os detentos.
Os policiais entraram na cadeia após a rebelião e realizaram a contagem. Segundo a Polícia Civil, 28 presos conseguiram fugir após o motim.
As equipes de segurança tentam recapturar os fugitivos.
A cadeia tem capacidade para aproximadamente 30 internos, mas abrigava em 161. Os rebelados reclamaram da superlotação e pediram por transferências, segundo a polícia.
Fogo destrói prédio
Segundo a polícia, os detentos tomaram a cadeia depois de uma investigadora deixar a delegacia para atender um acidente de trânsito. O único agente penitenciário ficou sozinho no local e foi rendido pelos detentos quando estava retirando o lixo da galeria, a fechadura da cela foi quebrada pelos internos.
Depois disso, os presos abriram a porta dos fundos da delegacia e fugiram. Os detentos também atearam fogo na delegacia, apenas duas salas do prédio não foram destruídas.
“Praticamente todos os equipamentos de informática a gente perdeu. A perícia vai analisar a extensão dos danos, mas não sobrou quase nada”, diz o delegado Pedro Dini. Apenas a sala do delegado e da escrivão não pegou fogo.
A perícia vai apontar se inquéritos policiais foram perdidos, se alguma arma foi furtada e se o público poderá ser atendido na delegacia devido aos danos provocados.