Paraná busca modernizar controle agropecuário em parceria com defesa sanitária de Mato Grosso do Sul
Paraná busca modernizar controle agropecuário em parceria com defesa sanitária de Mato Grosso do Sul
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) fortaleceu a cooperação com a defesa sanitária de Mato Grosso do Sul nesta semana. O diretor-presidente Otamir Cesar Martins e o chefe do Departamento de Saúde Animal (DESA) Rafael Gonçalves Dias cumpriram agenda no estado sul-mato-grossense para conhecer o sistema de trânsito agropecuário do Estado e fortalecer a parceria com o Paraná.
Neta quinta-feira (03) os representantes da Adapar participaram de uma reunião com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul e o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (SENACSA), da República do Paraguai. Os representantes do serviço veterinário paraguaio apresentaram o projeto de rastreabilidade animal no país. A Adapar apresentou o sistema de vigilância feito no Paraná.
TRÂNSITO AGROPECUÁRIO – Na agenda da equipe da Adapar também constou uma visita ao Centro de Controle de Operações (CCO) do Iagro. O centro é integrado por um sistema que centraliza as informações de indicadores agropecuários, aplicativos e plataformas de monitoramento.
De acordo com o diretor-presidente Otamir Martins, foi avaliada na visita à possibilidade de cooperação entre o Iagro e a Adapar para levar para o Paraná essa tecnologia, para avançar para a modernização no controle do trânsito agropecuário.
Para o chefe da Desa, Rafael Gonçalves Dias, o conhecimento dos painéis de monitoramento do Iagro foi produtivo para o fortalecimento da parceria. Segundo Dias, isso pode gerar resultados promissores em novas tecnologias para o trânsito agropecuário. “A Adapar tem interesse em fazer esse intercâmbio dessas tecnologias entre instituições para melhorar e facilitar o controle de trânsito entre os Estados e dentro do próprio Paraná” comenta.
TECNOLOGIAS – Em junho deste ano, para modernizar os indicadores da defesa agropecuária, a Adapar lançou quatro Sistemas de Business Intelligence (BI) públicos. Em julho, a agência aderiu ao Programa Brasil Mais do Ministério da Justiça e Segurança Pública para utilizar de imagens com alta resolução para auxiliar nos trabalhos de campo. Também, a Adapar e as entidades do setor vêm trabalhando na rastreabilidade individual em encontros destinados para alinhar o tema no Brasil. FONTE ADAPAR