Notícias

Paraná busca modernizar controle agropecuário em parceria com defesa sanitária de Mato Grosso do Sul

Paraná busca modernizar controle agropecuário em parceria com defesa sanitária de Mato Grosso do Sul

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) fortaleceu a cooperação com a defesa sanitária de Mato Grosso do Sul nesta semana. O diretor-presidente Otamir Cesar Martins e o chefe do Departamento de Saúde Animal (DESA) Rafael Gonçalves Dias cumpriram agenda no estado sul-mato-grossense para conhecer o sistema de trânsito agropecuário do Estado e fortalecer a parceria com o Paraná.

Neta quinta-feira (03) os representantes da Adapar participaram de uma reunião com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul e o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (SENACSA), da República do Paraguai. Os representantes do serviço veterinário paraguaio apresentaram o projeto de rastreabilidade animal no país. A Adapar apresentou o sistema de vigilância feito no Paraná.

TRÂNSITO AGROPECUÁRIO – Na agenda da equipe da Adapar também constou uma visita ao Centro de Controle de Operações (CCO) do Iagro. O centro é integrado por um sistema que centraliza as informações de indicadores agropecuários, aplicativos e plataformas de monitoramento.

De acordo com o diretor-presidente Otamir Martins, foi avaliada na visita à possibilidade de cooperação entre o Iagro e a Adapar para levar para o Paraná essa tecnologia, para avançar para a modernização no controle do trânsito agropecuário.

Para o chefe da Desa, Rafael Gonçalves Dias, o conhecimento dos painéis de monitoramento do Iagro foi produtivo para o fortalecimento da parceria. Segundo Dias, isso pode gerar resultados promissores em novas tecnologias para o trânsito agropecuário. “A Adapar tem interesse em fazer esse intercâmbio dessas tecnologias entre instituições para melhorar e facilitar o controle de trânsito entre os Estados e dentro do próprio Paraná” comenta.

TECNOLOGIAS – Em junho deste ano, para modernizar os indicadores da defesa agropecuária, a Adapar lançou quatro Sistemas de Business Intelligence (BI) públicos. Em julho, a agência aderiu ao Programa Brasil Mais do Ministério da Justiça e Segurança Pública para utilizar de imagens com alta resolução para auxiliar nos trabalhos de campo. Também, a Adapar e as entidades do setor vêm trabalhando na rastreabilidade individual em encontros destinados para alinhar o tema no Brasil. FONTE ADAPAR