Palmeiras vence Ituano e está na final do Paulistão pelo quarto ano seguido
Palmeiras vence Ituano e está na final do Paulistão pelo quarto ano seguido
O Palmeiras venceu o Ituano por 1 a 0 neste domingo (19), pela semifinal do Campeonato Paulista, e se classificou para a grande decisão do estadual. O gol de Murilo garantiu a 11ª final de Abel Ferreira com o Verdão, um recorde isolado na história dos treinadores do clube. O Galo de Itu havia eliminado o Corinthians na fase anterior do mata-mata.
Atual campeão do Paulistão, o Palmeiras vai tentar o bicampeonato diante de Água Santa ou Red Bull Bragantino, que se enfrentam na próxima segunda-feira (20), às 21h, na Vila Belmiro. As finais estão previstas para os dias 2 e 9 de abril, já que no próximo sábado tem amistoso da seleção brasileira – para o qual Rony, Raphael Veiga e Weverton estão convocados.
Com a melhor campanha geral, o Palmeiras jogará o segundo jogo da decisão no Allianz Parque, independentemente do vencedor da outra semifinal. O Verdão, que está em sua quarta final seguida, não consegue vencer o Paulistão por dois anos consecutivos desde 1993 e 1994.
O jogo
O técnico Abel Ferreira repetiu a equipe das quartas de final e escalou o Palmeiras com Bruno Tabata no meio-campo e Dudu e Rony no ataque. Logo aos oito minutos, porém, Tabata sentiu uma lesão e precisou ser substituído por Breno Lopes.
O Verdão foi amplamente superior ao Ituano no primeiro tempo, mas não conseguiu balançar as redes do adversário. O goleiro Jefferson Paulino foi exigido diversas vezes e fez sete defesas na etapa. As melhores chances foram em cruzamentos e chutes de média distância, com Gabriel Menino, Raphael Veiga, Breno Lopes, Gustavo Gómez e Murilo. Já Weverton não precisou trabalhar.
No segundo tempo, o Palmeiras precisou de 12 minutos para abrir o placar e encontrou o caminho pelo alto. Em uma falta quase da marca do escanteio direito, Raphael Veiga cruzou na medida para Gustavo Gómez, que cabeceou e parou em Jefferson Paulino. Na sobra, a zaga do Ituano afastou mal, e Murilo completou de
cabeça para o gol aberto.
A partir da desvantagem, o Ituano precisou sair mais para buscar o empate e conseguiu assustar. Aos 20 minutos, o atacante Paulo Victor finalizou de dentro da área, após uma boa jogada pela direita, mas a bola explodiu em Murilo. Já aos 24, dessa vez pela esquerda, Gabriel Barros invadiu a área e chutou cruzado para fora.
O Palmeiras buscou o segundo gol para ter mais tranquilidade na partida, mas voltou a parar em Jefferson Paulino. Por outro lado, a equipe não tomou mais sustos por parte do Ituano e controlou o jogo até o apito final. O Palmeiras está na final do Campeonato Paulista de 2023. fonte site SBT