Município registra 13 novos casos de Covid-19 em sete dias

Feriado prolongado pode interferir ainda mais na curva de estabilidade da doença

Treze novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Cornélio Procópio foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos últimos dias, após longo período de estabilidade. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pelo órgão, os casos de pessoas positivadas com a Covid-19 passaram de 572, registrados no boletim de quinta-feira (29), para 585. A preocupação agora é quanto ao último feriadão, com muitas pessoas de fora visitando a cidade.

“Apesar das rigorosas medidas de segurança tomadas por nossas equipes de saúde, algumas aglomerações ainda acabaram acontecendo devido ao Dia de Finados. Muita gente veio de fora para visitar o túmulo de seus entes queridos, ou mesmo, para rever familiares, aproveitando o feriado. Isto pode ter favorecido o contágio”, disse Yago Pereira, diretor do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

O aumento registrado agora, segundo ele, pode ter sido provocado ainda pelo impacto do feriadão anterior quando a comemoração do dia 12 de outubro, outro feriado nacional, também caiu em uma segunda-feira. “Como a infecção demora alguns dias para se manifestar, as pessoas têm os sintomas, passam pelos testes, mas os resultados também demoram um pouco para que tenhamos os resultados. Assim, é possível que os aumentos registrados agora sejam mesmo daquele período”, supõe Pereira.

O último óbito registrado no município pela Covid-19 foi no dia 7 de outubro, portanto, há quase um mês. De acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, o município tem apenas duas pessoas internadas, sendo, uma em UTI e outra em enfermaria; outras 19 estão sob tratamento domiciliar, enquanto que outras 14 seguem sob investigação. Os óbitos somam 21 casos e o número de casos descartados é de 2615.

FONTE: ATAIDE CUQUI