MODELO DE CONCESSÃO DE RODOVIAS DO PARANÁ DEVE INSPIRAR OUTROS ESTADOS

MODELO DE CONCESSÃO DE RODOVIAS DO PARANÁ DEVE INSPIRAR OUTROS ESTADOS

O convênio para delegação das rodovias estaduais do Paraná ao governo federal foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, um dia após a assinatura do documento feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, Renan Filho. A próxima etapa será a publicação do edital da concessão, prevista para o dia 16. O Lote 1, da Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais, e o Lote 2, no Litoral e Norte Pioneiro, vão ser disputados por leilão na Bolsa de Valores, que deve ocorrer entre 24 de agosto e 16 de setembro. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, participou do encontro em Brasília. Nesta quinta-feira, ele explicou os detalhes das concessões em coletiva de imprensa. // SONORA SANDRO ALEX // 

A expectativa é que as empresas já estejam operando nas rodovias dos dois primeiros lotes a partir do último trimestre de 2023. O aporte começa a partir dos lances de 18% de desconto no leilão, com o valor de 100 milhões de reais a cada ponto percentual de desconto até os 23%. Até 30%, o desconto adicional deve ser de 120 milhões a cada ponto, e que passa a ser de 140 milhões para descontos acima de 30%, sempre de forma cumulativa. Nos primeiros dois anos as estradas recebem conservação e manutenção, com o terceiro previsto para o início das obras. As tarifas vão a leilão com descontos de 20% a 30% em relação ao modelo anterior, podendo alcançar valores mais baixos a partir da disputa entre as concorrentes. O secretário Sandro Alex também explicou sobre os valores por quilômetro rodado, que servem de parâmetro no dia do leilão. // SONORA SANDRO ALEX // 

Também está prevista a implementação de um novo método de cobrança, conhecido como free flow, usado, por exemplo, na Europa, nos Estados Unidos e na China. Inicialmente, as cobranças são feitas via praças de pedágio, com a alteração gradativa para o novo modelo. Através do free flow, a cobrança não é na praça, mas sim através de sistemas de pórticos ao longo da rodovia, considerando a quantidade de quilômetros rodados através da TAG. As rodovias também vão ter adoção do Programa Internacional de Avaliação de Estradas, que garante a segurança das estradas por classificação, visando diminuir o número de acidentes. Vão executadas obras de segurança viária para aumentar gradativamente essa classificação. (Repórter: Gustavo Vaz)