Notícias

Lula propõe tornar 2 de Julho feriado nacional da Independência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso, nesta terça-feira (1°), um projeto de lei que propõe transformar o dia 2 de julho em feriado nacional. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, consolidando a Independência iniciada com o grito de D. Pedro I em 7 de setembro de 1822.

Atualmente, o 2 de Julho é feriado estadual na Bahia, onde ocorreram os combates decisivos. “Pouca gente sabe que foi na Bahia que os portugueses foram derrotados e voltaram definitivamente para Portugal”, afirmou Lula em vídeo ao lado dos ex-governadores baianos Rui Costa e Jacques Wagner.

Segundo o presidente, o reconhecimento nacional da data também corrige uma omissão histórica. “Isso não está nos livros didáticos. A aprovação desse projeto vai mostrar o papel fundamental do povo baiano na Independência”, concluiu. (Texto: Rádio Web CP com informações de Marcelo Camargo/Agência Brasil).

 

 

Ricardo Bonffim

Rádio Comunitária Rainha da Paz FM - Cornélio Procópio - música, notícia, evangelização e informação. "Rádio da família".