Governador destaca a força do agro paranaense na abertura da Expoingá

Governador destaca a força do agro paranaense na abertura da Expoingá

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira, em Maringá, da abertura da edição 49 da Expoingá e destacou a força do agronegócio na economia paranaense. O Estado ultrapassou o Rio Grande do Sul e se tornou o quarto maior PIB do País, graças à contribuição do setor, que cresce a cada ano. Ratinho Junior citou como exemplo a safra recorde de soja de 2023, que deve chegar a 22 milhões e 400 mil toneladas.

De acordo com ele, isso faz com que o Paraná se consolide como um dos maiores produtores de alimentos do planeta. “E agora temos que nos transformar no supermercado do mundo, nos industrializar o máximo que pudermos. É o caminho que estamos seguindo para gerar mais emprego e renda, contribuindo também com os outros setores”, disse o governador.
A Expoingá é uma das maiores feiras agropecuárias do Paraná e do País e pretende receber mais de meio milhão de pessoas em 10 dias de evento, com a expectativa de ultrapassar a marca de 720 milhões de reais em volume de negócios. Com cerca de 1.300 expositores, a feira segue até o dia 14. O governador destacou a grandiosidade do evento, proporcionado, dentre outros fatores, pelo bom momento do Estado.

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá, que promove o evento, diz estar confiante com relação aos resultados e números da feira. // SONORA MARIA IRACLÉZIA DE ARAÚJO //

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as tradicionais feiras agropecuárias aliam um grande volume de negócios para o setor ao mesmo tempo em que promovem eventos técnicos que refletem na produtividade do campo.

No evento, o governador anunciou que o Estado deve repassar 20 milhões de reais a Maringá para o projeto de revitalização do Eixo Monumental da cidade. O convênio com a prefeitura será firmado futuramente. O projeto pretende reestruturar todo o centro da cidade, desde a Catedral até a Vila Olímpica. Foi feito um concurso nacional e a empresa está finalizando os projetos. (Repórter: Gustavo Vaz)