Ex-prefeito Tico da Laura renúncia ao registro de candidatura Nova América da Colina
Ex-prefeito Tico da Laura engana os eleitores de Nova América da Colina com renúncia ao registro de candidatura
O ex-prefeito do Município de Nova América da Colina, Alceste Iwanaga de Santana, conhecido como Tico da Laura, já sabia que estava inelegível quando adicionou o seu pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral , em virtude da condenação pela prática de ato de improbidade administrativa .
Isso porque, a partir de dados de 20/08/2020, tornou-se definitiva a condenação do ex-prefeito Tico da Laura a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 (três) anos e da proibição de contratar com o Poder Público, também pelo prazo de 3 (três) anos, conforme art. 12, III, da Lei nº 8.429 / 92.
Contudo, mesmo sabendo que estava inelegível, Tico da Laura formulou o pedido de registro de candidatura e fez campanha como candidato a prefeito até o dia 22/10/2020, quando protocolou o seu pedido de renúncia perante uma Justiça Eleitoral.
Ou seja, o ex-prefeito Tico da Laura enganou os eleitores da Nova América da Colina com a sua candidatura, para depois pedir a renúncia e se fingir de vítima, sendo que o tempo todo já sabia que a sua candidatura seria negada pela Justiça Eleitoral .
Conforme declaração assinada pelo próprio ex-prefeito, a sua renúncia tem o objetivo de proporcionar sua substituição por outro candidato que tenha condições de participar do processo eleitoral, já que o Tico da Laura deve cumprir a pena de suspensão dos direitos políticos pela sua má -gestão quando era prefeito.
Ora, mas se ele sabia o tempo todo que não poderia ser candidato, por que requereu o registro de candidatura para depois renunciar? Se Tico fez uma campanha alegando que poderia ser candidato, por que desistiu agora? Infelizmente, se o candidato é capaz de mentir nas vantagens, imagina ocupando o cargo público.
FONTE: BLOG DO CHAGUINHAS