Encerramento da Ambientação Institucional da Adapar destaca importância da integração e do protagonismo dos servidores

Encerramento da Ambientação Institucional da Adapar destaca importância da integração e do protagonismo dos servidores

Nesta quinta-feira (23), encerrou-se o evento Ambientação Institucional para novos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), realizado no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). 
O evento teve como objetivo acolher os 20 Médicos Veterinários, Fiscais de Defesa Agropecuária, recém-chegados na Adapar por meio de concurso público (Edital 21/2020) e lotados nos Escritórios Locais.
EVENTO – Em um formato inédito na Agência, a ambientação promoveu a interação entre os novos servidores, gestores da sede e escritórios regionais. 
O evento foi estruturado em painéis com servidores, abrangendo os temas como o panorama e desafios da agropecuária paranaense; a integração da Adapar no sistema estadual de agricultura; a estrutura organizacional da Adapar; experiências da Agência no trabalho em rede; o papel do chefe regional e dos servidores como agentes do desenvolvimento regional e local; e planejamento dos escritórios locais.
Também, foram tratados os princípios aplicados aos processos administrativos da defesa agropecuária; melhorias na estrutura dos escritórios locais; ética e combate ao assédio nas relações de trabalho; avaliação de desempenho e mentoria; plano de comunicação e estratégias de comunicação assertiva; e espaços para sugestões e dúvidas dos novos membros da equipe de defesa agropecuária do Paraná.
Conforme a coordenação do evento, sob responsabilidade da servidora da Assessoria Técnica, Caroline Marçal, cerca de 50 pessoas participaram no evento, entre servidores e convidados
DESDOBRAMENTOS – Entre os desdobramentos da ambientação, espera-se que esses servidores participem ativamente na rede de governança do município, contribuindo nos conselhos municipais e fortalecendo os serviços de defesa agropecuária.
O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins reforçou a importância destes fiscais para os trabalhos da defesa agropecuária do Estado, destacando em seu discurso que o bem mais valioso da agência são os servidores. “Eu poderia falar sobre computadores e tablets, mas, antes de qualquer tecnologia, vêm as pessoas, ou seja, vocês. Se um carro ou tablet quebrar, podemos consertar. Vocês são os bens mais importantes da Adapar”, afirmou Otamir. O diretor-presidente incentivou os novos fiscais a se integrarem às suas comunidades. “Retornem para seus municípios e representem a Adapar. Interajam com a comunidade nas quais vocês são cidadãos”, disse o dirigente.
O diretor administrativo-financeiro, Adalberto Luiz Valliati, reforçou que o trabalho deve ser feito em equipe. “Vamos trabalhar em conjunto. É isso que precisamos. A mudança de postura começa por nós. Não adianta querer mudar uma instituição, se nós não mudarmos” diz. “Sejam protagonistas”, destacou Valiatti. 
Já o diretor de defesa agropecuária, Manoel Luiz de Azevedo, destacou que o fortalecimento da ADAPAR depende, necessariamente, da dedicação dos servidores nas diferentes regiões. “Que todos vocês tenham na ADAPAR a construção de suas vidas e que vocês possam ajudar a instituição a se fortalecer cada vez mais”, encerrou o diretor.  
O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, e as gravações podem ser acessadas através deste link.FONTE ADAPAR