Deputados aprovam votos de pesar pelo falecimento de João Lopes, o Bicho do Paraná
Deputados aprovam votos de pesar pelo falecimento de João Lopes, o Bicho do Paraná
Os deputados aprovaram na sessão desta segunda-feira, 18, requerimento com votos de pesar pelo falecimento do músico e compositor João Lopes, o “Bicho do Paraná”. O requerimento dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Luiz Fernando Guerra (PSL) foi apoiado pelos demais deputados. “João Lopes ficou conhecido nos anos 80, quando o banco Bamerindus passou a utilizar Bicho do Paraná em propagandas que destacavam paranaenses de sucesso. A propaganda mostrava paranaenses com destaque em alguma área importante, como atores, esportistas, empresários e artistas”, afirmam Romanelli e Luiz Guerra no requerimento.
“A música exalta o orgulho de ser paranaense e João Lopes a compôs após tentativa frustrada de fazer sucesso no Rio de Janeiro. Nos anúncios, a música era pano de fundo para textos e imagens que homenageavam personalidades como, por exemplo, atriz Sônia Braga, que é de Maringá: Sônia Braga, bicho do Paraná”, completam.
Durante a sessão, o deputado Arilson Chiorato (PT) solicitou ao presidente Ademar Traiano (PSDB) que o voto de pesar fosse expedido pela Assembleia Legislativa. Chiorato lembrou que o músico nasceu na cidade de Califórnia e “promoveu a música símbolo do Paraná, um patrimônio cultural e musical do nosso estado”.
O presidente Traiano disse que todos os deputados enviam voto de condolência à família e que João Lopes “foi uma pessoa que marcou época no nosso estado do Paraná pela sua música. Levando o nome do Paraná para todo o país”.
O músico João Lopes faleceu nesta segunda-feira, aos 69 anos, em Curitiba. Ele estava fazendo tratamento de câncer de pulmão.
Sucesso – O cantor, por duas oportunidades, participou de programas na TV Assembleia. Na estreia do programa Política & Viola, cantou alguns de seus sucessos, como a canção ‘Bicho do Paraná’, composta por ele e que exalta o orgulho de ser paranaense.
Em 2019, em uma de suas últimas entrevistas, participou do programa Assembleia no Ar, quando contou um pouco sobre sua trajetória na música e a forma como ouviu pela primeira vez a música ‘Bicho no Paraná’ em uma campanha publicitária. “Essa música foi do meu primeiro disco (lançado em 1981). Dali 5 anos essa música entrou no ar numa campanha turística inicialmente que o banco Bamerindus estava patrocinando. Depois, a campanha se estendeu, foram 13, 14 anos de campanha”, lembrou.
“Estava alguns anos afastado da música. Quando soube que ia entrar no ar essa campanha. Ouvi minha música pela primeira vez. Eu estava no meio do mato, lá no interior do Paraná. Eu ouvi e vi pela televisão só aquela vinhetinha do trenzinho de Paranaguá e a campanha entrou no ar e foram 13 anos de muita felicidade, muita alegria, muita gente, o Paraná colocou muita gente no mundo todinho para contar dos seus projetos e apresentar seus talentos”.
para incorporar. FONTE:BETO MACIEL/ALEP