Covid-19 – Amunop se reúne e decide seguir com medidas restritivas para conter o avanço da doença
Covid-19 – Amunop se reúne e decide seguir com medidas restritivas para conter o avanço da doença
Entre as medidas tomadas estão o acatamento de decreto do governo estadual; suspensão do feriado de Corpus Christi e manutenção da paralização das aulas
Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito de Cornélio Procópio e presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Amin Hannouche, manteve entrevista com a imprensa local para anunciar as novas medidas de restrição que visam o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus na região. Entre as posições concretas que os municípios associados à entidade vão seguir estão o acatamento integral do ultimo decreto estadual; a suspensão do feriado de Corpus Christi e a manutenção da paralização das aulas em escolas municipais e estaduais.
A decisão foi tomada após uma reunião entre os prefeitos da Amunop , realizada de forma remota na noite de quinta-feira (27). “Diante dos números que estão se alterando, temos consciência do novo momento em que estamos vivendo com alguns até chamando de ‘uma terceira onda’. Infelizmente, algumas pessoas se descuidaram e não estão mais mantendo o distanciamento recomendado. Por isso mesmo, estamos atravessando esse momento ruim”, disse Hannouche.
Com relação ao feriado de Corpus Christi, este ano comemorado no dia 3 de junho, foi transferido para o segundo semestre deste ano. A medida também foi tomada de comum acordo com os prefeitos da região e com segmentos do comércio. A data a ser escolhida vai depender do andamento da doença. “Sentaremos com a classe trabalhadora e empresários e juntos vamos escolher uma data em que o trabalhador possa usufruir do feriado”, explicou.
Outro ponto discutido na reunião da Amunop foi a discussão sobre pedido do Núcleo Regional de Educação para a retomada das aulas paralisadas desde o início da pandemia nas redes estadual e municipal. Citou que, após amplo debate, a decisão foi pela manutenção da paralização em todas elas. “Ainda não estamos totalmente seguros por não ter ainda vacinado nossos professores e funcionários das escolas e o momento da doença ainda e crítico na região”, esclareceu.
Sobre a deliberação do decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior, quanto às medidas contidas no documento, houve acatamento por 100 por cento dos prefeitos. Assim, funcionam aos domingos apenas os serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados, como estabelece o decreto estadual sem que nenhum prefeito emita qualquer novo decreto diferente.
No decreto do governo, o horário de fechamento do comércio passou das 22h para às 21h. O presidente da Associação Comercial e Empresarial local, Eduardo Quero, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Região Norte, Fabiano Kazumiti Inoue, também participaram da reunião na prefeitura. (Comunicação/Prefeitura).