Caminhoneiros presos no Norte do Paraná por esquema de falsificação para desvio de carga
Cinco pessoas foram presas em uma operação em Londrina, no norte do Paraná, no início da manhã desta quarta-feira (21). Os alvos da Polícia Civil (PC-PR) eram caminhoneiros e o chefe da organização criminosa que falsificava boletins de ocorrência para desvio de carga.
Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o delegado Edgard Soriani explicou que os caminhões saíam de diversos estados e tinham como destino Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
As investigações mostraram que os caminhoneiros eram atraídos para o esquema no momento da contratação em aplicativos de negociação. Para o motorista aceitar participar do esquema, era oferecido o valor do frete, que pode chegar a mais de R$ 10 mil.
“O caminhoneiro é cooptado no momento da carga. Ele já escolhe um caminhoneiro pré-determinado. Provavelmente, o autor intelectual já sabe que vai desviar a carga, já tem o comprador […]”, contou o delegado.
Foram desviadas cargas de açúcar, café, macarrão, soja, entre outras. Soriani estima um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões para empresas de logísticas.
No total, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisão.
O advogado Mauro Martins, que representa quatro suspeitos, negou as acusações.
Boletins de ocorrência falsos
Para justificar o “sumiço” da carga às empresas, conforme o delegado, o caminhoneiro recebia um boletim de ocorrência falso simulando um roubo. Foram identificados 13 documentos forjados em um computador.
Em um desses boletins, foi detalhado pela quadrilha que o motorista foi abordado na rodovia e obrigado a entrar em um veículo. (FM Rainha com conteúdo de Mônica Dau, g1 PR e RPC Londrina).