Audiência Pública: Paraná livre de febre aftosa sem vacinação

 

Audiência Pública: Paraná livre de febre aftosa sem vacinação

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) irá promover, no dia 28 de agosto, uma Audiência Pública para esclarecer pontos sobre o fim da vacinação contra a febre aftosa no Estado. Organizada pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, Antônio Anibelli Neto.

O evento será realizado na próxima quarta-feira (dia 28), a partir das 9 horas no Plenário da Assembleia Legislativa e irá reunir lideranças do setor, autoridades, especialistas em sanidade e pecuaristas. A retirada da vacina é parte do processo de reconhecimento do Paraná como área livre de aftosa sem vacinação, status que irá contribuir para que produtos da pecuária estadual alcancem mercados internacionais mais exigentes e que remuneram mais.

Segundo Anibelli, este é o momento de se debater o assunto. “O Paraná tem muito a ganhar a partir do momento em que for declarado área livre da aftosa sem vacinação, porque novos mercados serão abertos para os produtos paranaenses” afirmou o deputado.
O processo de consolidação do sistema sanitário do Paraná se construiu ao longo de décadas, e contou com participação fundamental da iniciativa privada. Entre os fatores decisivos para a estruturação deste modelo, está o estímulo à formação de Conselhos de Sanidade Animal (CSAs), a criação do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec), em 1995, que dão suporte ao setor público para viabilizar ações de defesa sanitária no Estado. O recurso do Fundepec se destina a indenizar o produtor em caso de sacrifício de animais quando necessário. Além destes pontos fortes do Estado, há a constante realização de capacitações e eventos de educação sanitária para levar a conhecimento da população em geral o tema.

Em auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa em janeiro de 2018, o Paraná superou a pontuação exigida em 48% dos itens avaliados, em 35% dos itens, atingiu o patamar necessário e, em apenas 16% dos pontos analisados, o índice ficou abaixo da meta, o que fez com que o Estado desenvolvesse um plano de ação, que está em fase de finalização.

Fóruns Regionais: Nos meses de maio e junho foram realizados 06 fóruns regionais denominados “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação”, que reuniram mais de 4,5 mil pessoas, nos municípios de Paranavaí, Cornélio Procópio, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel e Curitiba. Os fóruns esclareceram o que muda após a declaração do Estado como livre sem vacinação.

Próximos passos: O Ministério da Agricultura deve publicar em setembro um ato normativo que mudará o status do estado para Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A previsão é que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhecerá a condição do Paraná em 2021.

Audiência Pública “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação”

Data: 28 de agosto

Hora: 9h

Local: Plenário da Assembleia

Fonte: Adapar