Após 4 semanas sem casos, Floraí registra surto de Covid-19 depois de campeonato com público
Prefeitura informou que, apesar da alta, novos diagnósticos são de casos leves. Município vacinou 75% de toda a população com ao menos uma dose.
Floraí, na região norte do Paraná, registrou um surto de novos casos de Covid-19 depois da realização de um campeonato de handebol, que contou com a presença de público, segundo a prefeitura. O município chegou a ficar sem diagnósticos da doença por quatro semanas.
A cidade tem população estimada em 4.883 pessoas. Até terça-feira (14), Floraí tinha 702 casos confirmados e 13 mortes provocadas pela doença.
O município recebeu a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto entre os dias 4 e 5 de setembro.
À época, a cidade registrava um caso positivo. Agora, o número subiu para 68, segundo a prefeitura.
Durante o campeonato, foi permitida a entrada de 50% do público conforme a capacidade do ginásio, sendo obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel.
O secretário de Administração de Floraí, Ronaldo Ferreira de Souza, disse que atletas e a comissão técnica testaram positivo para doença.
Por causa disso, a cidade resolveu adiar a realização de uma das etapas dos Jogos Abertos do Paraná e dos Jogos da Juventude.
“Adiamos essas disputas por precaução e transferimos para outro município. Acreditamos que esse evento da Liga de Handebol tenha contribuído muito para o avanço dos casos”, disse.
A cidade não descarta adotar novas restrições diante do aumento do número de casos positivos.
A Paraná Handebol, que organiza o campeonato, disse que os protocolos de segurança foram seguidos e que não há possibilidade de saber a origem da transmissão.
A organização disse também que está monitorando a situação.
Vacinação
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Floraí vacinou 75% da população total com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Mais da metade dos habitantes já concluiu o esquema vacinal.
Segundo a secretária de Saúde, Alessandra Farias, os novos casos que foram registrados são de pacientes que estão com sintomas leves da doença.
“São pacientes que não agravaram. Estamos monitorando todos a cada 48 horas e, alguns, já estão saindo isolamento. Confiamos que seja por causa da vacinação avançada, apesar da velocidade de contaminação ter sido maior”, afirmou. FONTE: RPC Maringá