Adapar destaca ações de saúde animal e sanidade vegetal na Expovale

Adapar destaca ações de saúde animal e sanidade vegetal na Expovale

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) marca presença na 20ª Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí (Expovale), em Ivaiporã, destacando iniciativas de saúde animal e sanidade vegetal. O espaço da defesa agropecuária oficial do Estado na feira atrai visitantes com demonstrações práticas e materiais educativos que reforçam o compromisso do Paraná com a defesa agropecuária.
No espaço da Adapar na feira, o controle da raiva dos herbívoros está em evidência, com destaque para os trabalhos de captura de morcegos hematófagos como medida de mitigação de casos no Estado. Outras ações apresentadas incluem a atualização de rebanhos, a sanidade dos suínos e a vigilância contra a influenza aviária, reforçando a importância de medidas preventivas no setor pecuário e na manutenção do status sanitário.
Na sanidade vegetal, o greening, principal doença dos citros, é o tema central. Além de informações sobre o psilídeo vetor da doença (Diaphorina citri), o público conhece a vespa parasitoide Tamarixia radiata, utilizada no controle biológico da praga. “Os trabalhos da Adapar estão sendo mostrados na Expovale, em Ivaiporã, consolidando a feira como um espaço para disseminar conhecimento técnico e engajar o público na defesa agropecuária do Paraná”, destaca Paulo Jorge Pazin Marques, chefe da Divisão de Vigilância e Prevenção de Pragas da Fruticultura, que atua diretamente na exposição.
O espaço da Adapar também apresenta materiais utilizados em atuações oficiais e outras experiências práticas, reforçando o compromisso com a sanidade agropecuária no Estado.
DEBATES TÉCNICOS – Além das ações expostas no espaço da defesa agropecuária, a Adapar promoveu debates técnicos durante a feira. A biosseguridade avícola foi um dos temas abordados, destacando o interesse regional pela produção. Segundo a chefe do Escritório Regional de Ivaiporã, Maria Andreola, “o debate acerca do tema foi atração da Adapar devido ao interesse regional pela produção, que vem crescendo nos últimos meses”. Os produtores puderam contar com uma conversa com a chefe da Divisão de Sanidade Avícola, Pauline Sperka de Souza, sobre os principais pontos e ações no setor.
Outro destaque foi a discussão sobre brucelose e tuberculose. O chefe do Departamento de Saúde Animal (DESA), Rafael Gonçalves Dias, esteve à disposição para dialogar diretamente com os produtores, oferecendo orientações e esclarecimentos sobre o controle dessas doenças. A brucelose e a tuberculose bovina são causadas por bactérias e seu controle exige a adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPAs).
Para a brucelose, existe uma vacina que deve ser aplicada em animais de três a oito meses de idade. Já a tuberculose não conta com vacina; portanto, além da adoção de BPAs, seu controle deve ser feito por meio de testes na propriedade e exames na carcaça quando os animais são abatidos no frigorífico. O Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), coordenado pela Adapar, atua no Paraná no monitoramento e controle dessas enfermidades.
20ª EXPOVALE – Entre os dias 14 e 20 de novembro, a 20ª edição da Expovale (Exposição Agropecuária e Industrial) agita a região do Vale do Ivaí. A programação inclui atrações no agronegócio, na indústria, além do comércio e rodeio. Na 19ª Expovale, realizada em 2023, o município contabilizou cerca de 225 mil visitantes que passaram pela feira. FONTE ADAPAR
