COMERCIO DEVE REABRIR DIA 13, SERVIÇOS ESSENCIAIS CONTINUAM

Comercio deve reabrir no dia 13 de Abril.

A Prefeitura e representantes de vários segmentos da comunidade de Cornélio Procópio realizaram uma reunião no sabado, dia 4, para avaliar as ações de combate ao avanço do coronavírus (Covid-19) na cidade. Decidiram pela reabertura do comercio no próximo dia 13 e mobilizar senadores e deputados federais para pressionar o governo federal a modificar uma Portaria Ministerial sobre o atendimento hospitalar das vitimas do novo coronavírus.
A reunião durou mais de três horas e foi tensa. Uma parte defendeu a manutenção do Decreto Municipal numero 1623/2020 de 20 de março, determinando o fechamento do comércio e instituições como medida de prevenção. O Decreto continua em vigor por mais uma semana. Os outros participantes exigiram a reabertura do comércio para evitar mais danos financeiros e econômicos; esta postura teve o apoio de patrões e empregados e acabou influenciando a decisão de reabrir o comercio a partir de segunda-feira, dia 13 de abril, desde que atendam várias exigências de higiene. Ate lá o fechamento permanecerá, porém, pediriam a reabertura das lotéricas a partir do dia 6, segunda-feira, para reduzir o movimento intenso nas agencias bancarias.

COMO SERÁ?
As lotéricas deverão adotar medidas de segurança impostas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os clientes deverão manter uma distancia mínima de 1,5m entre eles e respeitar outros cuidados a serem adotados pelas lotéricas.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Permanecem funcionando normalmente os supermercados, mercados, padarias, farmácias, comercio de produtos Pets, postos de combustíveis, agências bancárias, além das unidades de saúde pública e hospitais. Esses serviços essenciais não sofrerão alteração no funcionamento mas seguem normas para atender clientes com segurança.
A novidade e a reabertura das lotéricas no dia 6, segunda-feira.


Para a reabertura do comércio em geral no dia 13, os empresários e outros representantes da Prefeitura e entidades vão definir as regras visando a proteção de funcionários e clientes. Ate o dia 8, quarta-feira, deverão apresentar o documento contendo as regras. Em atenção as orientações do Ministério Publico do Parana, as regras de funcionamento deverão estar fundamentadas em procedimentos científicos reconhecidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

AMEAÇA A CORNÉLIO!

Outro tema da reunião foi a polêmica Portaria Ministerial emitida pelo Ministério da Saúde. O documento disciplina o atendimento médico-hospitalar de portadores do coronavírus.
Segundo o prefeito Amin Hannouche, pela Portaria a cidade de Cornélio Procópio devera acolher todos os pacientes com Covid-19 da região. Na avaliação do prefeito isto e impossível, pois Cornélio Procópio não tem condições para absorver toda a demanda, e na visão dos empresários locais e representantes de entidades e instituições presentes na reunião do dia 4, isso causará muitos prejuízos ao comércio.
Decidiram reunir forças e através da Associação dos Municípios do Norte do Parana (AMUNOP) vão pedir ajuda aos três senadores e a 30 deputados federais do Paraná para modificarem a regra em relação a municípios de porte menor como é o caso de Cornélio Procópio. Em vídeo divulgado nas redes sociais o prefeito Amin falou da impossibilidade de Cornélio Procópio ser centro de acolhimento. Para uma capital ou outras cidades de grande porte e possível. Amin começa a semana coordenando a articulação politica para livrar Cornélio Procópio desse encargo.

TEXTO: HELENA SANTOS