Adapar e Iagro fortalecem parceria na defesa agropecuária durante visita técnica

A visita da comitiva objetivou conhecer as boas práticas e os sistemas de defesa agropecuária implementados pela Iagro, com foco na inovação tecnológica e no aprimoramento das ações de rastreabilidade do trânsito de rebanhos. O encontro das duas entidades reforçou a troca de experiências em sistemas de defesa agropecuária

Adapar e Iagro fortalecem parceria na defesa agropecuária durante visita técnica

Uma comitiva composta por representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) esteve no Mato Grosso do Sul nesta semana, entre os dias 11 e 13, para conhecer os sistemas informatizados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS). A comitiva do Paraná trocou experiências sobre os sistemas da agência do MS e fortaleceu a cooperatividade entre as defesas agropecuárias oficiais dos estados.

Entre os principais sistemas apresentados estavam o Portal de Informações e Geoposicionamento de Mato Grosso do Sul (PIN/MS), o Business Intelligence (BI), o e-Saniagro e os aplicativos do Transportador e o Resenha Virtual. A equipe do Paraná foi recepcionada por representantes dos setores de trânsito animal, trânsito agrícola, operações, administração e inteligência da agência do MS.

De acordo com o Iagro, esses sistemas desempenham um papel crucial no monitoramento e controle da movimentação de animais e vegetais, garantindo a rastreabilidade e a segurança sanitária em tempo real.

O PIN/MS, por exemplo, oferece uma plataforma geoespacial que permite o mapeamento detalhado das movimentações de rebanhos no estado, enquanto o Business Intelligence (BI) facilita o gerenciamento de informações, oferecendo painéis de controle para análises estratégicas e tomada de decisões rápidas e precisas. A Adapar lançou em junho deste ano seus Sistemas de BIs. A plataforma da Adapar agrega dados de diversas fontes agropecuárias, que analisam essas informações e geram relatórios e dashboards intuitivos. 

O e-Saniagro, apresentado para a comitiva da defesa agropecuária oficial do Paraná, é uma plataforma digital que reúne e organiza informações sobre a defesa sanitária agropecuária de maneira integrada, promovendo a transparência e a agilidade na gestão de dados. 

Segundo a Iagro, o aplicativo do Transportador, também apresentado para a comitiva da Adapar, permite que os transportadores de animais registrem e acompanhem as movimentações de rebanhos de forma simples e prática, garantindo que todas as normas sanitárias sejam cumpridas. Segundo a chefe da divisão de Trânsito Animal, Maira Polatti Tomaz Sypniewski, o trânsito de animais por meio do aplicativo é autorizado apenas após o cadastro prévio de transportadores, motoristas e veículos nos sistemas competentes. “Esse procedimento vincula os transportadores ao documento de trânsito (GTA) no momento do carregamento. Durante a viagem, o transportador registra a partida no aplicativo e conclui o processo ao descarregar, garantindo a rastreabilidade e o controle adequado dos animais em todo o trajeto”, descreveu Maira, sobre a experiência obtida com o aplicativo do Transportador no MS.

A Iagro reforçou que a integração desse aplicativo com os sistemas de outros estados, como o Paraná, pode melhorar ainda mais a rastreabilidade e o controle da movimentação de animais, ampliando a colaboração entre as agências de defesa agropecuária.

COOPERAÇÃO – O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, reforçou que a cooperação com a Iagro demonstra um avanço para a defesa agropecuária e o setor no Paraná e no Mato Grosso do Sul. “”Parabenizamos o presidente Daniel Ingold e toda sua equipe. A Iagro possui uma equipe de profissionais e um sistema tecnológico muito eficiente e robusto, que dá segurança para as ações de defesa agropecuária”, parabenizou o diretor-presidente.

Em outubro deste ano, a Adapar realizou outra visita à Iagro para conhecer o sistema de trânsito agropecuário do estado visando modernizar o controle agropecuário do Paraná. Na ocasião, a agência foi representada por Otamir Martins e pelo chefe do departamento de Saúde Animal (DESA), Rafael Gonçalves Dias.

Para o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a visita representa um momento de fortalecimento da defesa agropecuária, que tem um impacto direto na economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Segundo Daniel, “A troca de boas práticas com a Adapar não só fortalece a nossa fiscalização, mas também reforça o compromisso do estado com a inovação, a transparência e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário” comentou o presidente da Iagro.

TECNOLOGIAS – Em julho deste ano, a defesa agropecuária do Paraná aderiu ao Programa Brasil Mais do Ministério da Justiça e Segurança Pública para utilizar imagens com alta resolução com o intuito de auxiliar nos trabalhos de campo. Em setembro, a agência também implementou um novo sistema de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) de equídeos, que visa à emissão ativa feita pelo produtor. A Adapar e as entidades do setor agropecuário também vêm trabalhando na rastreabilidade individual em encontros destinados a alinhar o tema no Brasil.

COMITIVA – Integraram a comitiva da Adapar, a chefe da divisão de Trânsito Animal Maira Polatti Tomaz Sypniewski; o chefe da divisão de Trânsito Vegetal Paulo Brandão; do Departamento Técnico de Tecnologia da Informação (UTTI), integraram a comitiva Marcelo Andrade Amadeu e Pedro Lemos Júnior.

Colaboração: Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS)

Deixe um comentário