800 profissionais do Paraná vão começar a aplicar auriculoterapia no SUS
800 profissionais do Paraná vão começar a aplicar auriculoterapia no SUS
Mais de 800 profissionais da Atenção Primária à Saúde do Paraná participaram de um curso de formação em auriculoterapia promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. Com a certificação, esses profissionais estão aptos a aplicar a técnica nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado.
O curso contou com o apoio de especialistas de regionais como Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, com aulas nas cidades-sede dessas regiões. A auriculoterapia, que utiliza pontos da orelha para tratar diversas condições, é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa e reflexologia. Agora disponível no SUS, é indicada para problemas como dores musculares e articulares, ansiedade, depressão, insônia, obesidade e tabagismo, podendo ser combinada com outros tratamentos para ampliar o cuidado. O curso de formação em auriculoterapia é oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina e, no Paraná, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física. A ação faz parte de um convênio com a coordenação nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, do governo federal. O curso teve 75 horas de aulas online, divididas em cinco módulos, e uma etapa presencial de 5 horas. Rose Calixto, enfermeira no município de Palmeira e participante do curso, fala sobre o impacto que o curso trouxe para sua prática profissional e pessoal.
A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas oferecidas pelo SUS. A técnica utiliza agulhas finas ou sementes de mostarda aplicadas em pontos específicos da orelha. Essas práticas complementam os tratamentos convencionais. Em 2023, o Paraná realizou mais de 30 mil procedimentos de auriculoterapia em 80 municípios, conforme dados do Sisab. (Repórter: Gabriel Ramos)