Paraná apresenta ao Ministério da Agricultura e Pecuária inovações tecnológicas para o setor agropecuário
Paraná apresenta ao Ministério da Agricultura e Pecuária inovações tecnológicas para o setor agropecuário
O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Otamir Cesar Martins, representou a Adapar na reunião com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na apresentação de inovações tecnológicas para o setor realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
Diretores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), juntamente com o diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) Otamir Cesar Martins se reuniram, nesta quarta-feira (21), com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com objetivo de discutir soluções inovadoras para o setor pecuário brasileiro, como o banco de vacina contra febre aftosa para todo o Brasil. O encontro também teve como objetivo o alinhamento das ações estratégicas entre as entidades.
Em maio deste ano, o ministro Fávaro ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou o status de Brasil livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio autodeclaratório da evolução da situação sanitária do país só foi possível com o fim da última imunização contra a doença para 12 unidades da Federação e parte do estado do Amazonas e segue as orientações do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA).
A ação, que é parte do processo para o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), representa o fim do ciclo de vacinação, iniciado há mais de 50 anos e o reconhecimento da qualidade da produção pecuária nacional e da qualidade do Serviço Veterinário Oficial.
ÁREA LIVRE – O Paraná foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 27 de maio de 2021. A conquista foi fruto de mais de 50 anos de trabalho e parceria entre iniciativa privada, entidades representativas do agronegócio e governo estadual.
Colaboração: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)/Instituto de Tecnologia e do Paraná (Tecpar)