Brasil fica no empate sem gols contra Costa Rica em estreia na Copa América

Brasil fica no empate sem gols contra Costa Rica em estreia na Copa América

A seleção brasileira desperdiçou várias chances e ficou no 0 x 0 com a Costa Rica na abertura do Grupo D da Copa América, em Los Angeles, na segunda-feira.

O Brasil, que chegou à Copa América depois de uma série de resultados ruins nos últimos meses, dominou a posse de bola, mas faltou precisão na frente do gol, com apenas três de suas 19 finalizações no alvo.

Os brasileiros foram frustrados por uma defesa costarriquenha de cinco jogadores que procurou conter os adversários e privá-los de espaço. A estratégia rendeu dividendos, mesmo que a equipe de Gustavo Alfaro tenha tido sorte em alguns momentos.

Alfaro disse que a Costa Rica havia sido descartada antes mesmo do início da partida.

“Éramos como Bruce Willis em ‘O Sexto Sentido’, onde o único que não sabia que estava morto era ele, certo?”, afirmou por meio de um intérprete.

“Bem, no nosso caso, todos pensavam que estávamos mortos antes de o filme começar.”

Raphinha teve uma excelente oportunidade inicial de marcar depois de receber uma longa bola por cima de Rodrygo, mas o goleiro costarriquenho Patrick Sequeira saiu rapidamente de sua meta para afastar o perigo.

O jogo continuou com um só sentido após o intervalo, e Lucas Paquetá acertou a trave com um chute de longa distância, antes de um chute venenoso de Guilherme Arana ser evitado por uma bela defesa de Sequeira.

O técnico Dorival Júnior colocou em campo os jovens Endrick e Sávio aos 25 minutos, enquanto o Brasil buscava desesperadamente o gol da vitória, mas Paquetá chutou duas vezes para fora nos últimos 10 minutos, e o time não conseguiu sair do zero.

O atacante Neymar, que ficou de fora por uma lesão no joelho, estava no estádio.

A Costa Rica, que perdeu três vezes para o Brasil em Copa do Mundo e mais duas vezes em confrontos anteriores da Copa América, deu apenas dois chutes a gol durante o jogo de segunda-feira, nenhum deles no alvo, mas conseguiu segurar o que pode ser um ponto valioso em sua campanha nos Estados Unidos.

A Colômbia lidera o Grupo D após sua vitória de 2 x 1 sobre o Paraguai na segunda-feira.

(Reportagem de Aadi Nair em Bengaluru, reportagem adicional de Field Level Media)