Atletas e técnicos do paradesporto paranaense são homenageados na Assembleia Legislativa
Atletas e técnicos do paradesporto paranaense são homenageados na Assembleia Legislativa
Por proposição do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), na sessão solene desta quarta-feira (24), no Plenário da Casa, foram homenageados com menção honrosa, 89 atletas e técnicos do paradesporto do Paraná, que representam o estado em diversas modalidades em importantes competições como os Jogos Paralímpicos, em Tóquio, os Jogos Parapan, em Santiago, no Chile e as próximas Olimpíadas de Paris no segundo semestre de 2024.
O presidente da sessão solene, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), comentou sobre o evento e da importância de reconhecer e incentivar os paratletas às vésperas de mais uma Olimpíada. “Receber estes atletas e técnicos aqui no Legislativo é uma emoção enorme. É um momento para valorizarmos os atletas paralímpicos e homenageá-los por tudo que já fizeram pelo esporte. Eles são exemplos de vida para todos, porque através deles as pessoas se motivam a praticar esportes”.
O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) participou da sessão solene e ressaltou que “é um trabalho que precisa sempre de apoio e incentivo. Entendemos que o esporte promove a paz e a saúde. Colabora para a inclusão social de jovens, gera emprego e renda e é uma excelente ferramenta de inclusão social”.
Já a deputada Flávia Francischini (União Brasil) enalteceu as atletas do paradesporto. “Vocês superaram os limites que muitos outros jamais conseguiriam. Sua sensibilidade e sabedoria merecem apoio e reconhecimento. A sociedade civil precisa aprender a lidar com todas as realidades especialmente no paradesporto”.
A deputada Marcia Huçulak cumprimentou o deputado Bazana pela iniciativa ressaltando “a causa que o deputado Bazana defende com tanto carinho e dedicação, por isso homenagear estas pessoas que demonstram para nós resiliência e que a gente pode mais e quando acreditamos podemos ir além. Vocês sempre serão uma inspiração para todos nós”.
O secretário de esportes do estado do Paraná, Hélio Renato Wirbiski participou da sessão solene e destacou que “Os paratletas têm nos oferecido exemplos de perseverança, de luta e de organização com atletas vencedores e treinadores reconhecidos mundialmente. E o Poder Legislativo, principalmente o apoio do deputado Bazana, e todos os deputados aqui da Assembleia, a Comissão de Esporte, tem apoiado muito a Paraná Esporte que hoje é referência no desenvolvimento do paradesporto”.
Técnicos e Paratletas
Foram homenageados 89 técnicos e atletas com deficiência física, visual e intelectual em reconhecimento da superação de cada um e da conscientização sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas diversidades e que colaboram no desenvolvimento do paradesporto paranaense de formação e de alto rendimento.
O técnico da seleção brasileira de parataekwondo Rodrigo Ferla, foi eleito duas vezes o melhor técnico do mundo e sagrou-se medalhista olímpico com a equipe brasileira nas últimas Olimpíadas de Tóquio no Japão. “O parataekwondo é um esporte novo, foi criado em 2009 e no Brasil ele começou realmente a tomar forma em 2017 que foi o ano que eu fui chamado pela confederação brasileira para assumir esse departamento, criar o departamento e montar uma equipe estrutural para o parataekwondo no Brasil. E em pouco tempo a gente saiu de 2017 para 2021 para ser campeão paralímpico. E depois campeões mundiais. Por tudo isso estamos indo para Paris, sendo a atual seleção campeã paralímpica e atual campeã mundial, ou seja, praticamente a equipe favorita ao ouro em Paris”.
Entre as principais conquistas estão do esporte paralímpico paranaense estão os Jogos Paradesportivos do Paraná, que em 2023, contou com mais de 2 mil atletas, de 49 municípios e 17 modalidades paradesportivas disputadas. As Paralimíadas Escolares 2023 com 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze conquistadas e na última Olimpíada de Tóquio os paratletas paranaenses receberam três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, enquanto no Parapan 2023 trouxeram para o Paraná 8 medalhas de ouro, 12 pratas e 11 bronzes. Se o Paraná fosse um país, estaríamos ocupando o 10º LUGAR no quadro geral de medalhas.
O paratleta da seleção brasileira de taekwondo, Carlos Geraldo Coelho Alves Júnior, contou um pouco de como chegou no parataekwondo de alto rendimento. “Geralmente todo paratleta começa no paratletismo que é o esporte mais famoso e mais vitoriosos do paradesporto. Infelizmente não me encontrei no esporte e aí eu me encontrei no parataekwondo. O dia-a-dia de uma pessoa com deficiência é muito estressante e por isso sentimos a necessidade de botar para fora e chutar outras pessoas. E por isso, além de gostar de praticar é uma forma de desabafar”.
Fernando Rufino pratica paracanoagem e foi medalha de ouro nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2020. “Nos próximos dias vamos até a Hungria para o Mundial, que é classificatório para Paris. Acompanho o esporte aqui no Paraná e acho muito gratificante para a carreira do atleta, e também como treinador, este reconhecimento que o Poder Legislativo está fazendo hoje. É mais um gás para os atletas que estão brigando para as vagas em Paris”.
Homenageados
No Atletismo foram homenageados Adriano Expedito Pereira e Daniel G. Oliveira de Ribeirão do Pinhal; Adrielle Fernanda Martins dos Santos de Pinhais; André Luiz Pires Mathias de Paranaguá; Edevaldo Pereira da Silva de Cruzmaltina; Isadora Venâncio de Oliveira e Silvio Victor de Cornélio Procópio; Pamela Iracema Aires de Ponta Grossa; Silmara Aparecida Franca de Matinhos; Viccenza Milléo Bini de Almirante Tamandaré e Waldemir Antônio de Oliveira de Londrina.
O Badminton foi agraciado com David Lucas Alves, Edwarda de Oliveira Dias, Italo Hauer Antonacio, Rogério Júnior Xavier de Oliveira e Vitor Gonçalves Tavares de Curitiba e Derik Luis Burbella de Maringá e no Basquete em Cadeira de Rodas, Alexsander de Oliveira Rodrigues e Franciele Aparecida da Costa de Castro e Denise Eusébio de Cascavel.
A Bocha teve Andressa Tathiane Martins, Bianca Gonçalves Ribas e Darlan França Ciesielski Júnior de Curitiba; Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos de Pinhais e Felipe Antônio Sista de Campo Magro recebendo louvor.
Para a Canoagem, o reconhecimento foi de Adriana Gomes de Azevedo e Mari Christina Santilli de Curitiba; Anderson Mario Miranda, Brenda Kelen Fernandes de Almeida, Erick Fernando Gomes Farias e Igor Alex Tofalini de Londrina e Giovani Vieira de Paulo de Apucarana.
Já no Ciclismo, Carlos Eduardo Rossi, Edvan Dias de Souza e Gilce Cristina Duarte de Oliveira Cortes de Maringá; Elielson Rodrigues de Cascavel e Victória Maria de Camargo e Barbosa de Londrina e a Esgrima em Cadeira de Rodas, Carminha Celestina de Oliveira de Fazenda Rio Grande; Ícaro Zagrobelny Moura, Izaias Monteiro da Silva e Sandro Colaço de Lima de Curitiba e Rodrigo Massarutt da Silva de Piraquara.
Futebol de 5 teve homenagem para Cássio Lopes dos Reis e Emerson de Carvalho de Curitiba; Edivan de Freitas da Silva de Colombo e Tiago da Silva de Pinhais e o Goalball para Diego Alexandre da Rocha, Guilherme Lucas da silva Almeida e Marcio Rafael da Silva de Londrina.
No Judô, Meg Rodrigues Vitorino Emmerich de Maringá, no Levantamento de Peso, Dorival de Jesus Jorge, Marcia Cristina de Menezes e Marcos Antônio de Macedo de Londrina e na Natação, André Yamazaki Pereira, Beatriz Borges Carneiro, Débora Borges Carneiro, Matheus Junio Brambilla e Mirian Rose Garcia Gouvêa de Maringá; Arthur Miguel dos Santos Ferreira e Bianca Lubian de Curitiba; Carlos Augusto Alencar de Carvalho de Cascavel; Emanuelle Victoria Sá de Araújo de Mandaguari; Igor Felipe Domingues Masena de Pinhais e Nicolas Bem-Hur Gonçalves de Assis de Araucária.
O Rugby em Cadeira de Rodas homenageou Anderson Kaiss, Gerson Andre Vieira, Marcelo Martins Kamarowki, Raphael Demóstenes Cardozo e Ricardo Gomes Franchini de Curitiba e o Taekwondo, Camila Macedo dos Santos e Pedro Vieira Júnior de Maringá; Carlos Geraldo Coelho Alves Júnior e Rodrigo Ferla Martins de Curitiba.
No Tênis de Mesa foram Benedito Rodrigues de Oliveira, Claudiomiro Segatto e Melanie dos Santos Burlamarqui de Curitiba; Cincler Trevisan de Quatro Barras; Eziquiel Babes de Guarapuava e Gabriel Eiti Yamazaki Kikuchi de Londrina e no Tênis em Cadeira de Rodas, Adriano Correia Gonçalves dos Santos de Maringá e Cristiano Pereira de Brito de Curitiba.
O Tiro Esportivo teve como homenageado Ailton Balbino da Silva de São José dos Pinhais; Carlos Henrique Prokopiak Garletti de Ponta Grossa; James Walter Lowry Neto e Sergio Adriano Vida de Curitiba, enquanto no Triathlon a homenagem foi para Ronan Nunes Cordeiro de Curitiba, no Volei Sentado para Alex pereira Witkoski de Araucária.FONTE : ALEP-PR