Luciano sai do banco e dá vitória a um sonolento São Paulo sobre o Cruzeiro no Morumbi
Luciano sai do banco e dá vitória a um sonolento São Paulo sobre o Cruzeiro no Morumbi
O São Paulo não recebia o Cruzeiro no Morumbi há quase cinco anos – desde 18 de novembro de 2018. E a julgar pelo desenrolar da partida, a equipe bem que gostaria de adiar este reencontro após meia década. O Tricolor não conseguiu se impor onde sempre se impôs na temporada, viu a Raposa empilhar chances e escapava de uma derrota até os 38 do segundo tempo. Foi quando Luciano – sempre ele – apareceu. O camisa 10 saiu do banco e marcou o gol da vitória são-paulina por 1 a 0 nesta quinta-feira (2), em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Sonolento, São Paulo esbarra no VAR no primeiro tempo
Esse São Paulo, que ainda não venceu um jogo sequer como visitante no Brasileirão, se encheu de esperanças com a volta para a casa. A expectativa era de um time diferente, agressivo, imponente como tantas vezes foi no Morumbi ao longo do ano. Mas não passou da expectativa. Ao menos, nos sonolentos 45 minutos do primeiro tempo. O Tricolor viu o Cruzeiro ter um começo ameaçador, mas logo assumiu o controle da partida. A partir daí, muito teve a bola, mas pouco fez com ela.
A primeira chance foi apenas aos 32 minutos, a partir de James Rodríguez. De seu pé esquerdo, saiu um passe na medida para David marcar, em um contra-ataque puxado pelo próprio meia. No rebote, o colombiano quase marcou, dessa vez de pé direito, em um chute colocado espalmado por Rafael Cabral. Mas a melhor chance do São Paulo no jogo veio quatro minutos mais tarde e só não virou gol por conta do VAR. Rato cruzou na medida para David obrigar o goleiro rival a operar um milagre após cabeçada. Alisson aproveitou o rebote para empurrar para as redes, em condição de um ajustadíssimo impedimento assinalado apenas com o traçar das linhas.
São Paulo parecia prestes a perder, mas venceu
Se o primeiro tempo foi sonolento, o segundo tempo parecia ser ainda pior para os são-paulinos. Não bastasse a lentidão em campo, o São Paulo sofreu contra o Cruzeiro, a ponto de escapar da derrota desde muito cedo. Aos dois minutos, William obrigou Rafael a fazer uma grande defesa em chute cruzado. Aos seis, o goleiro tentou um passe para o lado e quase marcou contra.
Dorival tentou dar novos rumos à partida com as entradas de Luciano e Michel Araújo nos lugares de James Rodríguez e Rodrigo Nestor. Mas as alterações, verdade seja dita, não mudaram muita coisa de início. O Cruzeiro seguiu em cima e parecia prestes a aplicar uma derrota ao São Paulo em pleno Morumbi. No mesmo lance, o Tricolor escapou duas vezes de levar o gol. Aos 34, Rafael Elias recebeu dentro da área e chutou colocado no travessão. O rebote sobrou para Matheus Vital, que mandou uma bomba para fora, com muito perigo.
E quando tudo indicava que a noite acabaria com um empate para deixar Dorival Júnior ainda mais preocupado, Luciano apareceu para salvar o São Paulo – uma rotina que já se repetiu em outros momentos da temporada. Aos 38, Alisson cruzou na cabeça platinada do camisa 10. Livre dentro da área, ele mandou no cantinho, sem chances para Rafael Cabral. Foi o suficiente para transformar o murmúrio da arquibancada em ovação. E festa.
FONTE TRIVELA COM BR