Adapar conquista o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários – SISBI-PEC

O Serviço de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar conquistou o reconhecimento da equivalência para adesão aos Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários – SISBI-PEC, parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA.

O reconhecimento da equivalência, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, consta na Portaria SDA/MAPA n° 873, de 14 de agosto de 2023, publicada em Diário Oficial no dia 17 de agosto de 2023.

O SISBI-PEC tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de insumos pecuários para garantir a inocuidade e segurança destes insumos, utilizados no País.

Com a adesão ao SISBI-PEC, a Adapar tem o serviço desenvolvido no Programa de Fiscalização do Comércio de Produtos Veterinários habilitado para a execução das atividades de inspeção e fiscalização do comércio de insumos pecuários, para a atividade delegada de fiscalização de produtos de uso veterinário, e também possibilita a realização de convênios para obtenção de recursos para fortalecimento da atividade.

“A Adapar já realiza rotineiramente a atividade de fiscalização do comércio de produtos veterinários, pois havia a Portaria SDA/MAPA n° 146/1998. A Adesão ao SISBI-PEC atualiza a ferramenta legal de delegação de competência, em consonância com a legislação vigente, para darmos continuidade ao trabalho desenvolvido junto aos comerciantes, assegurando a qualidade dos produtos de uso veterinário disponíveis aos pecuaristas paranaenses”, conta o Gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.

O Paraná é o quarto Estado da Federação a aderir ao SISBI-PEC. O programa de trabalho está disponível para consulta no endereço: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/copy_of_suasa/sisbi-pec/SISBI-PEC FONTE ADAPAR