Com 6,9 mil colocações na rede Sine, Paraná liderou geração de empregos para jovens em março

Com 6,9 mil colocações na rede Sine, Paraná liderou geração de empregos para jovens em março

O Paraná manteve em março de 2023 a liderança nacional em oferta de empregos de jovens via rede Sine. Foram 6.990 colocações intermediadas pelas Agências do Trabalhador do Estado – 22,48% a mais do que em fevereiro, quando 5.707 jovens entre 18 e 29 foram incluídos em postos de trabalho.

As intermediações de mão de obra realizadas pelas Agências do Trabalhador e postos de atendimento do Paraná representaram 36,34% de todos os contratos de trabalho para esta faixa etária intermediados pelo Sine no País. Em fevereiro, este percentual foi de 34,95%. 

O número de jovens colocados no mercado de trabalho via rede Sine no Paraná em março foi 235,25% maior que o segundo colocado no ranking nacional, o estado do Ceará (2.085 colocações), e 263,31% superior ao terceiro lugar, ocupado por São Paulo (1.924). Completam a lista dos dez primeiros Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina.

Entre os estados do Sul, a diferença é ainda maior. O resultado do Paraná é 571% maior que o do Rio Grande do Sul, que registrou 1.041 colocações de pessoas na mesma faixa etária em março; e 1.460% superior a Santa Catarina, que fechou o mês com 448 jovens incluídos no mercado. O Paraná foi responsável por 82,44% de todos os empregos ocupados por esta faixa etária na região Sul em março.

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a posição que o Paraná ocupa hoje no ranking nacional de empregabilidade de jovens comprova a eficácia das ações adotadas pelo Governo do Estado para a promoção de empregos e renda.

“O Paraná está avançando em todos os indicadores de empregabilidade. Todos os medidores crescem mensalmente, com destaque para o recorte etário de 18 a 29 anos. Em janeiro, colocamos 4.570 pessoas nesta faixa etária no mercado de trabalho, aumentando para 5.707 em fevereiro, para chegar a quase 7 mil em março”, disse. “Queremos manter esse ritmo com programas como as Carretas do Conhecimento, oferecendo empregabilidade, os mutirões e a atração de investimentos privados”.

Confira a tabela com os resultados de março 

FONTE AEN