Atleta Camila Stefaniiu procopense de 17 anos representou o Brasil em competições no Canadá e EUA
Antes mesmo de chegar à maioridade, Camila Stefaniu é um talento do Parkour nacional, sendo a primeira atleta profissional do Brasil, com destaque em competições internacionais. Nesta quarta-feira, 21 de agosto, ela participou do Aurora Games, festival de esportes femininos realizado em Albany, Nova Iorque (EUA). Camila foi uma das quatro atletas na modalidade, ao lado de competidoras dos EUA, Alemanha e Rússia. O festival tem apoio da ESPN e foi transmitido pela ESPN-U para 75 países.
Ela vem de uma bem-sucedida passagem por Vancouver, no Canadá, onde competiu no Napc – North American Parkour Championships, entre os dias 16 e 18 de agosto, e conquistou três medalhas: ouro na categoria speed, prata na skill e bronze na style. Foi a única atleta a competir nas três categorias e chegar nas finais. Camila Stefaniu é patrocinada pelo EBANX e representou o país nestes dois eventos esportivos, como única participante brasileira.
Hoje com 17 anos, Camila descobriu o parkour ainda na infância por meio de um documentário onde morava com seus em Cornélio Procópio (PR), sua cidade de nascimento. Ela tinha oito anos e começou a praticar com alguns amigos. Em 2018, aos 15 anos, mudou-se para Curitiba em busca de maior estrutura e reconhecimento. Ela tem um treino diário de seis horas, com acompanhamento profissional de educadores físicos, médicos, psicólogo e nutricionistas.
Surgido na França em meados da década de 1980, o Parkour é uma modalidade de treinamento que consiste em se deslocar de um ponto a outro transpondo obstáculos nas ruas das cidades por meio de saltos, escaladas e outras habilidades e capacidades do corpo humano, sem utilização de equipamento algum.
Camila é a primeira garota latino-americana a conquistar podiums internacionais. Em 2017 representou o Brasil em Las Vegas, EUA, no “Jump Off”, organizado pela Federação Mundial de Free Running e Parkour, onde foi campeã na categoria style e segundo lugar na speed. No mesmo ano participou da maior competição mundial de Parkour, a Air Wipp Challenge, na Suécia, onde ficou em 7o lugar na categoria style. Em 2018 conquistou dois primeiros lugares no USA Parkour CUP (EUA) e fez sua primeira participação no Napc, no Canadá. Iniciou o ano de 2019 ganhando dois primeiros lugares no Own the Spot, em Eindhove (Holanda).(fonte Parana@shop)