Médica da UBS Central de Cornélio Procópio abandona plantão antes do término do expediente, deixando pacientes sem atendimento.
De acordo com o SGT Alves da Polícia Militar, por volta das 19h15 da noite de quinta-feira (20), foi solicitada a presença de uma equipe no Posto de Saúde Central da cidade, localizado na esquina entre a Rua dos Andradas e Avenida Nossa Senhora do Rocio, onde pacientes teriam passado por uma situação de omissão de socorro.
Segundo o SGT Alves, no local, os pacientes, alguns com suspeita de dengue, relataram que viram a médica responsável pelo atendimento havia abandonado o posto, fugindo do local sorrateiramente às 19h13, quando deveria cumprir o plantão até às 20 horas, mesmo sabendo que haviam pessoas precisando de sua ajuda ali.
Questionada, uma das enfermeiras que estavam no local confirmou que não havia um médico de serviço e confirmou que o atendimento normal deveria seguir até às 20 horas.
Alguns dos pacientes disseram que procuraram a Santa Casa por volta das 19 horas, mas devido ao volume de trabalho no hospital, eles foram informados que deveriam ir até o Posto de Saúde, que os atenderia até às 20 horas, mas ao chegarem ao local à médica já havia deixado o local, relatou o SGT Alves.
Foi feito então contato com uma enfermeira da Santa Casa e esta se comprometeu informar a entidade do ocorrido, se comprometendo em encaminhar os doentes até o pronto socorro, porém eles deveriam aguarda na fila o atendimento.
Conforme relato do SGT Alves, além de um Boletim de Ocorrência que foi confeccionado pela PM por omissão de socorro, todos os pacientes foram orientados quanto ao procedimento que deveriam tomar junto da Justiça em relação ao seus direitos como cidadãos e a Lei que garante atendimento médico a todos conforme a Constituição, cabendo à médica a devida punição caso não apresente sua defesa por ter abandonado seu posto de trabalho, que é gerenciado pela Secretaria de Saúde do município.
Fonte: repórter Reginaldo Tinti / áudio entrevista Sgto. Alves