Confirmada uma morte por gripe em Cornélio Procópio
O informe Semanal da Influenza no Estado já registra 59 óbitos por gripe e 263 casos confirmados. O boletim da semana anterior apresentava 51 mortes e 212 casos confirmados.
Os novos casos de óbitos foram confirmados nos municípios de Foz do Iguaçu (2), Curitiba (1), Cascavel (1), Cornélio Procópio (1), Antonina (1), Pinhais (1) e Itaperuçu (1).
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) segue alertando sobre os cuidados preventivos contra a gripe. A chegada do inverno, neste final de semana, pode provocar um aumento ainda maior dos casos.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, direcionada ao público-alvo, foi encerrada no final de maio, e desde o início de junho, conforme orientação do Ministério da Saúde, o saldo de doses foi disponibilizado para toda a população.
Nota oficial do Ministério da Saúde, enviada a todas as Secretarias de Estado, na última sexta-feira (14), informa que “não haverá envio de doses extras da vacina influenza e desta forma as atividades de vacinação da população geral deverão ocorrer somente naquelas localidades nas quais houver saldo da referida vacina”.
Prevenção – A Sesa alerta sobre as medidas preventivas contra a gripe, que são: higienizar constantemente as mãos, beber líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
A gripe é uma doença respiratória aguda. É transmitida de pessoa para pessoa, principalmente pela tosse ou espirro. Os sintomas são inflamação na garganta, febre, tosse, dores no corpo, fadiga e calafrios. Na presença destes sintomas, o paciente deve procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação e receber a medicação, se necessário.
Fonte: Odair Matias