Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher presta contas do ano de 2021
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher presta contas do ano de 2021
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (PSC), fez um balanço das atividades do grupo de trabalho durante o ano de 2021. Segundo ela, “mesmo com a pandemia, os trabalhos da Comissão não pararam”.
No ano de 2021 foram analisados pela Comissão sete projetos de lei, que receberam pareceres favoráveis e seguiram a tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná. Projetos que criaram o Programa de Cooperação e Código sinal Vermelho, usado como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar; o projeto que criou o Programa Tem Saída, destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além da proposta que permitiu que o Estado distribuía absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde do Paraná.
Audiência públicas
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher também realizou diversas audiências pública, de forma remota, para debater temas importantes e celebrar datas específicas que focam na defesa, no empoderamento e nos direitos das mulheres. Como a audiência alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que teve como tema “Desafios de ser Mulher no Cenário Atual”. O evento contou com a presença dos membros da Comissão e convidados, como a presidente do LIDE Paraná e do LIDE Mulher Paraná, Heloisa que falou sobre “A força da mulher e influência”. O evento também contou com a presença de Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Curitiba, falando sobre a “atuação da Casa da Mulher Brasileira durante a pandemia”. E coordenadora do Movimento Mulheres que se Importam, Eliana Arantes Salcedo, falando sobre “Mulher, quem a pode definir?”.
Em parceria com a Associação Colabore com o Futuro, a Comissão também realizou uma audiência pública com o tema: “Diagnóstico Precoce – a preocupante queda dos números de mamografias no Brasil durante a Pandemia de Coronavírus ”, que contou com a participação dos médicos e especialistas.
Já em Outubro o tema foi câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher na abertura da Campanha Outubro Rosa 2021 que teve como tema: “Mulher por Inteiro”.
A audiência contou com a presença de especialistas no tema, entre eles o médico mastologista Cícero de Andrade Urban; o cirurgião plástico Marcelus Nigro; a psicanalista e sexóloga Sabrina Matos; a advogada e voluntária da associação Amigas da Mama, Daniele Banzzatto; da Cláudia Gaby, paciente recuperada de câncer de mama e Simone Beck Ribeiro, 2ª vice-presidente da FEMAMA e presidente da HUMSOL.
Além da presidente, deputada Cantora Mara Lima, fazem parte da Comissão as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSC), Maria Victoria (PP), Cristina Silvestri (CDN) e os deputados Tião Medeiros (PTB) e Goura (PDT).
fonte :ALEP