Romanelli recomenda atenção com a segurança aos vestibulandos da Uenp
Romanelli recomenda atenção com a segurança aos vestibulandos da Uenp
A Uenp (Universidade Estadual do Norte Pioneiro) realiza as provas do vestibular 2021 no próximo domingo, 20. Ao todo, 3197 candidatos disputam 647 vagas em 27 cursos de graduação nos campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) recomenda aos candidatos observar com atenção o protocolo de biossegurança expedido pela Uenp em função da pandemia do coronavírus.
“Estamos em um momento crítico da pandemia, onde todos os cuidados devem ser observados com muita atenção. A vacinação está em andamento. Mas, enquanto todos ainda não são vacinados, vamos atentar às recomendações para evitar o contágio do coronavírus entre os candidatos a uma vaga na Uenp”, recomenda o deputado.
Inicialmente, o vestibular seria realizado em 18 de abril. Mas, com o agravamento da pandemia e a necessidade de recobrar os cuidados, a Uenp optou pelo adiamento das provas, que serão realizadas dia 20, a partir das 13h30. O acesso aos locais será permitido até às 13h20, horário de Brasília.
Biosegurança — O protocolo de proteção aos candidatos que vão disputar o processo seletivo na Uenp tem 33 itens de biossegurança. Romanelli observa que as recomendações respeitam as normas de prevenção da disseminação do coronavírus. O candidato que não atender às determinações estabelecidas no protocolo será desclassificado.
Tanto os candidatos quanto as pessoas que vão atuar no vestibular deverão usar máscara durante toda a permanência nas dependências dos locais da prova. A máscara deverá ser substituída a cada duas horas. “Por isso, leve máscaras reservas em um saco plástico transparente, conforme orientações da comissão de vestibular. Mantenha o distanciamento na entrada e na área de fluxo e nas salas de provas. Assim, o candidato poderá realizar a prova com a máxima segurança”, orienta.
A Uenp vai disponibilizar em cada local de prova termômetro infravermelho de testa sem contato; álcool em gel 70%; máscaras reservas; e sabonete líquido e toalhas descartáveis em todos os banheiros. Todos os candidatos deverão ser submetidos a aferição da temperatura corporal antes da entrada nos locais de prova. Candidatos e colaboradores com temperaturas elevadas (acima de 37,5 graus) serão impedidos de entrar e orientados a procurar assistência médica.
Todas as salas de prova terão dispensadores de álcool em gel 70% e será permitido ao candidato e colaborador levar seu próprio frasco (tamanho pequeno). A higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou álcool deve ser frequente para todos os envolvidos no concurso vestibular.
Vale lembrar que os candidatos devem levar sua própria caneta com tinta preta, pois não é permitido o compartilhamento de equipamentos ou materiais entre os candidatos. Cada local de prova terá uma sala exclusiva para atendimento de saúde, que contará com um enfermeiro. Os candidatos com suspeita e confirmação da covid-19 ou que tenham sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga, tremores e calafrios, perda recente do olfato ou paladar, não devem comparecer aos locais de prova.
Concorrência — Direito, no campus de Jacarezinho, continua sendo o curso mais concorrido da Uenp, com 710 candidatos disputando uma das 37 vagas disponíveis. Ou seja, cada vaga é disputada por 19,2 candidatos. Odontologia, no mesmo campus, também é bem disputada, com 16,4 candidatos por vaga. As 22 vagas disponíveis no curso, que é realizado em tempo integral, são disputadas por 361 candidatos. Medicina Veterinária, no campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, é o terceiro mais disputado, com 15,5 candidatos por vaga. São 371 inscritos que disputam 24 vagas.
Os cursos com menor concorrência são Geografia, no campus de Cornélio Procópio, com 0,4 candidatos por vaga. As 18 vagas estão em disputa por apenas oito candidatos. Pedagogia vespertino, em Jacarezinho, também tem pouca procura. São 11 candidatos que disputam 26 vagas, uma relação candidato/vaga de 0,4. No mesmo campus, História vespertino tem apenas 11 candidatos na disputa por 19 vagas, uma relação de 0,6 candidatos por vaga. FONTE: VALDIR AMARAL/ALEP