Professora Elizabeth, do PSD, é a primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa

Candidata teve 87.932 votos, ou 52,38% dos votos válidos, e venceu Mabel Canto (PSC), que somou 79.929 votos, ou 47,62% dos votos válidos.

Professora Elizabeth, do PSD, foi eleita prefeita de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, no segundo turno. O resultado saiu às 18h01, com 99,51% das urnas apuradas.

Professora Elizabeth é a primeira mulher eleita prefeita na história da cidade. Ela venceu Mabel Canto, do PSC.

Com 100% das urnas apuradas, Professora Elizabeth teve 87.932 votos, ou 52,38% dos votos válidos. Mabel Canto somou 79.929 votos, ou 47,62% dos votos válidos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 4.439 eleitores (2,47%) votaram em branco e 7.656 (4,25%) anularam o voto.

A abstenção na cidade foi de 24,9%, ou 59.655 votos.

Por volta das 18h30, Professora Elizabeth falou com a imprensa ao sair de casa para se dirigir ao Fórum Eleitoral da Ponta Grossa.

“Uma vitória só acontece com muita fé, muita oração e muito trabalho. Isso é o resultado do comprometimento, de experiência, de demonstrar que a seriedade é o que vai acontecer. Tinha certeza que a vitória seria nossa, tinha certeza que seria a primeira prefeita de Ponta Grossa”, afirmou.

“Estou me sentindo cada vez com maior responsabilidade, porque eu sei que a cidade é grande, a cidade cresce, as demandas crescem junto com ela. Nós queremos fazer isso unindo as pessoas, porque através do diálogo é que a gente consegue fazer com que essas pessoas sejam resgatadas para o nosso lado e que trabalhem junto conosco. Cada vez que eu olho para nossa bandeira eu penso: ali estão 350 mil pessoas que trabalham para que nossa cidade seja essa, com esse perfil maravilhoso que ela tem.”

Elizabeth disse ainda que a Prefeitura de Ponta Grossa será das mulheres a partir do dia 1º de janeiro de 2021 e reforçou a promessa de criar a Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social.

“Nós estaremos junto com a Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social protegendo todas as mulheres, dando atenção a todas as mulheres, mas não só a elas. Ao seus maridos, aos seus namorados, aos seus noivos, aos seus queridos, aos seus filhos, aos seus idosos. Nós queremos trabalhar por vocês todos e é isso que vamos fazer. Estou muito feliz, porque sei que tenho condições, tenho apoios, tenho a possibilidade de corresponder a todas as expectativas da nossa população.”

Perfil

Professora Elizabeth Schmidt tem 69 anos e é atualmente vice-prefeita de Ponta Grossa. A candidata também é empresária, professora aposentada e já foi secretária municipal de Cultura, Turismo e Administração.

O vice-prefeito eleito é Capitão Saulo (PSD), que é policial militar e bacharel em segurança pública.

Propostas

O plano de governo de Professora Elizabeth aponta que o objetivo da gestão, se vencer a eleição, será transformar Ponta Grossa em uma cidade maior, melhor e mais humana. Entre os principais temas que constam na proposta está a educação, emprego, segurança, infraestrutura administrativa e saúde.

Para a saúde, a candidata propõe construir e operar pelo menos mais quatro unidades de saúde nos bairros, além de implantar um sistema que permita web-consultas por aplicativo e acesso a prontuários médicos de cada paciente.

Segundo o plano de governo, a educação deverá oferecer acompanhamento pedagógico, psicológico, médico e nutricional, além de ampliar a rede de ensino técnico e superior, com a vinda do Instituto Federal do Paraná.

Em relação à segurança, Elizabeth promete profissionalizar, investir na qualificação da Guarda Municipal e ampliar o efetivo, mantendo plano de investimento em estruturação.

A candidata propõe ainda, na mobilidade urbana, pavimentar 200 quilômetros de ruas em diversos bairros, além de adequar mais de 1 mil quilômetros de estradas rurais por ano.

Em relação à administração municipal, o plano de governo propõe terceirizar serviços que não são essenciais e reestruturar as secretarias, com formatação descentralizada e mais econômica.

Entre as propostas para lazer e esporte, o plano de governo prevê dois novos complexos esportivos, além da implantação de polos para prática de natação, vôlei, handebol, basquete e futsal.

FONTE:G1-PR