Investimentos e parceria ampliam atendimento em saúde no Norte Pioneiro, diz Romanelli

Investimentos e parceria ampliam atendimento em saúde no Norte Pioneiro, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta sexta-feira (11), os investimentos estaduais em saúde para os municípios do Norte Pioneiro. E também a parceria com a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e as prefeituras de Jacarezinho e Ibaiti em ações de combate à covid-19 na região.

“O Estado e as prefeituras buscam garantir atendimento ágil e eficiente no Norte Pioneiro. Vale destacar também o apoio da Câmara de Vereadores de Ibaiti, que garantiu recursos para a reforma do hospital municipal”, destaca o deputado.

O governo estadual repassou R$ 4 milhões para a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Ibaiti. No total, serão aplicados cerca de R$ 9 milhões na obra. O restante do valor é de recursos da prefeitura e da câmara de vereadores.

A obra prevê a reforma e ampliação da recepção e da ala de emergência, enfermarias, pediatria, maternidade, enfermarias cirúrgicas, central farmacêutica, cozinha central, lavanderia, laboratório municipal e centro cirúrgico. Para garantir mais segurança a pacientes e trabalhadores, também serão reformados os sistemas de prevenção de incêndio, de gases medicinais e de ar condicionado e as instalações hidráulica, sanitária e elétrica.

O laboratório municipal será ampliado e passará a contar com sete salas, banheiros exclusivos, além de ganhar equipamentos modernos para realização de exames básicos. Com isso, o hospital municipal passará a ter autonomia de 80% dos exames realizados sem a necessidade de transportar pacientes para outras localidades para essa finalidade.

Já o centro cirúrgico vai ganhar duas novas salas cirúrgicas com equipamentos de última geração. A previsão é de que, com as melhorias, o hospital amplie o atendimento no município e região e garanta atendimento mais eficiente e rápido aos pacientes da região de Ibaiti.

Reabilitação — Em Jacarezinho, a Uenp e a prefeitura firmaram parceria para reabilitar pessoas com sequelas da covid-19. A proposta é prestar atendimento para melhorar a aptidão física e cardiorrespiratória e a condição psicológica e odontológica dos participantes. A ação é coordenada pelo Núcleo de Estudos e Enfrentamento da Covid-19 e pelo projeto de extensão Ações de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus no Norte do Paraná, com aporte financeiro da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária.

O programa de reabilitação envolve treinamentos de fortalecimento muscular e melhora da aptidão cardiorrespiratória, aplicados por professores e alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Inicialmente, serão atendidos pacientes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Vila Setti e dos jardins Panorama e São Luiz.

Testes rápidos — Outra ação importante no Norte Pioneiro é a distribuição de 3400 testes rápidos para pesquisa do antígeno viral SARS-CoV-2 e 26 oxímetros para os municípios de Jacarezinho e Cornélio Procópio. Com isso, o Estado fortalece o rastreio, monitoramento e isolamento de contatos relacionados à covid-19. 
A proposta é de reduzir o número de novos casos da doença na região, possibilitando que contatos próximos de confirmados possam ser testados, mesmo assintomáticos, e, nos casos positivados, o oxímetro auxiliará no monitoramento do paciente.

O exame realizado por meio de coleta de amostra da secreção nasofaringe, capaz de detectar o vírus Sars-CoV-2 apresenta resultado em até 15 minutos. O Paraná é um dos estados que mais aplica este tipo de teste no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Cornélio Procópio e Jacarezinho vão receber 13 oxímetros e poderão realizar 1.700 testes rápidos em cada município.

“Estamos vencendo a guerra contra a covid-19, com planejamento, parceria e paciência. Mas, vale lembrar, que mesmo com o avanço da vacinação, não podemos descuidar das ações preventivas, como usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com álcool em gel. Somente assim, estaremos completamente protegidos”, conclui o deputado Romanelli. FONTE :VALDIR AMARAL/ALEP