Fiscais do Iagro vêm ao Paraná conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Adapar

Fiscais do Iagro vêm ao Paraná conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Adapar

A Adapar recebeu nos dias 11 e 12 de junho, uma comitiva de 12 servidores da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul – IAGRO. O objetivo foi de acompanhar as ações de controle do trânsito agropecuário realizadas no Paraná, estado que se tornou referência dentro do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA, por conta das ações que possibilitaram solicitar a antecipação da retirada da vacinação.

Visita Técnica: Os fiscais do Iagro foram recepcionados pelos gerentes de Trânsito Agropecuário, Muriel Moreschi, e de Tecnologia da Informação, Edison Mendes, além dos coordenadores de trânsito vegetal e animal e os supervisores regionais das Unidades Regionais de Toledo, Paranavaí e Cascavel. Foram apresentadas aos colegas do estado vizinho, as metodologias de controle do trânsito agropecuário empregadas pela Adapar, como os Sistemas informatizados (Sistran e BI), manuais de fiscalização do trânsito agropecuário, análise de redes e interpretação de dados com aplicação prática. Foram acompanhados e realizados em conjunto os procedimentos de fiscalização nos Postos Fixos e nas Barreiras Volantes.

Operação de fiscalização volante: No dia 12 de junho, Fiscais da Adapar e do Iagro realizaram em conjunto, 6 operações de fiscalizações volantes na região da divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Concomitantemente, os Supervisores Regionais da Adapar desencadearam uma operação de fiscalização em todo o Estado. Foram 52 barreiras volantes em todo Estado com mais de 2.000 veículos fiscalizados. Na operação estadual, foram destruídas cargas de carne clandestina e de mudas irregulares além de autuações em relação ao trânsito irregular de Animais. As ações tiveram a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, que cedeu local para reunião técnica e deram apoio nas barreiras volantes, bem como agentes da Polícia Rodoviária Estadual.

”A visita do Iagro ocorreu em alto nível técnico, sendo muito gratificante receber profissionais de tão alto nível para conhecer nosso modo de conduzir o controle do trânsito agropecuário no Paraná. A troca de informações entre os dois Estados e o estreitamento de laços está sendo de crucial importância na condução do processo de transição para livre de febre aftosa sem vacinação” afirmou Muriel Moreschi, gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar.

Fonte: Adapar