Evento sobre sanidade das abelhas é realizado em Prudentópolis

Evento sobre sanidade das abelhas é realizado em Prudentópolis

No dia 03 de julho de 2019, foi realizado na câmara de vereadores de Prudentópolis, o Seminário “Abelhas & Agricultura – Há Compatibilidade”. O evento foi realizado pela ADAPAR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Prudentópolis e com a Associação de Apicultores de Prudentópolis (APAM).

Na ocasião foram abordados aspectos relacionados a mortalidade de abelhas, com o objetivo de iniciar um debate entre atores envolvidos no processo de produção. Dentre os 110 participantes, estavam representados agricultores, apicultores, profissionais que atuam na prestação de Assistência Técnica, empresários e representantes do setor público da esfera federal, estadual e municipal.

O evento contou com a apresentação da palestra “Boas Práticas na relação Agricultura, Apicultura e defensivos agrícolas”, realizada pelo med. veterinário Daniel Espanholeto, representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) projeto Colmeia Viva. Na sequência o Coordenador do Programa de Fiscalização do Comércio e Uso de Agrotóxicos da ADAPAR, Eng. Agrônomo João Miguel Toledo Tosato, realizou uma explanação sobre Fiscalização do uso de agrotóxicos e a morte de abelhas, e finalizando o Coordenador do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas e do Bicho da Seda da ADAPAR, med. veterinário Cassiano Kahow, realizou uma palestra sobre “Saúde de Abelhas – Doenças e intoxicações”, após as apresentações foi aberto espaço para perguntas.

A programação visou ampliar o entendimento de todos os entes envolvidos na cadeia produtiva, visando principalmente evitar aplicações irregulares de agrotóxicos, reforçar para os agricultores a importância das abelhas e fomentar uma melhoria na conversação entre produtores rurais e apicultores objetivando evitar as mortalidades das abelhas e ampliar a convivência harmônica entre agricultores e apicultores.

Apesar da divergência no entendimento entre agricultores e apicultores, ambos são importantes na cadeia produtiva, e é preciso repensar a forma de produção e manejo de ambas as cadeias, sendo assim optou-se por ouvir todos os agentes e debater para construir uma solução possível e viável. O representante do Sindiveg apresentou algumas experiências positivas realizadas em outros Estados, e ressaltou a importância da profissionalização dos apicultores, e da utilização correta dos agrotóxicos. Foi discutido sobre aspectos legais da fiscalização, e a forma de atuação na sanidade das abelhas, o uso de agrotóxicos e as formas de evitar os danos ocasionados por aplicações de agrotóxicos de forma errada. A Adapar alertou sobre o uso indevido de produtos irregulares, sem registro nos órgãos oficiais. Foram realizadas visitas a campo para verificar apiários, e conhecer as potencialidades e dificuldades encontradas pelos apicultores.

 

Fonte: Adapar