Dicas para reaproveitar alimentos da geladeira

O desperdício de alimentos é um problema recorrente nas casas brasileiras, na maioria das vezes as sobras do almoço ou da janta acabam sendo “jogados no lixo”, o que devido ao preço dos alimentos, se torna uma pratica difícil. Quando se tem família pequena ou mora sozinho é de extrema importância que se planeje com consciência a quantidade de alimentos, para que não sobre demasiadamente.

Contudo, se ainda assim, depois de alguma refeição houverem sobras, é importante usar a criatividade para que pratos de ontem se transformem em pratos refinados, com aqueles mesmas sobras.

Quem realmente sabe comandar uma cozinha, produzir pratos saborosos como tortas, sopas e outras receitas com sobras é uma arte.

Mas, algumas dicas são importantes: após o preparo, consumir e enquanto esfria, aguardar no máximo duas horas para depois ser refrigerada na geladeira, nunca deixe mais do que isso sobre a mesa ou sobre o fogão. Mesmo assim, as sobras na geladeira devem ser mantidas por pouco tempo, no máximo dois dias, dependendo do produto. Isso garante menor risco de multiplicação bacteriana já que os alimentos já são cozidos, fritos ou assados.

É importante distinguir a diferença entre sobras e restos. Nas sobras, os alimentos tiveram pouco tempo entre o preparo e o consumo, acondicionados em panelas ou travessas. Já os restos, são alimentos foram servidos e não foram consumidos em pratos e travessas sobre a mesa, e que não houve o controle do tempo.

Fonte: Norte Pioneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *